Arquivos

Categorias

Vazão das Cataratas do Iguaçu aumenta 5 vezes devido às chuvas no Paraná

As fortes chuvas que caem no Estado do Paraná desde a semana passada aumentaram em cinco vezes a vazão das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, nesta terça-feira, 10. De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), responsável pelas medições, o volume médio histórico da vazão é de 1.500 litros por segundo, e por volta das 13h desta terça, esse número chegou a 7.900 litros por segundo.

Segundo a Urbia Cataratas, que administra o parque Iguaçu, onde fica o ponto turístico, todos os passeios estão liberados, incluindo a passarela que dá acesso ao mirante da Garganta do Diabo. A tendência, segundo a empresa, é de que esse volume acima da média seja mantido pelos próximos dias.

O crescimento deste volume nas cataratas está associado à abertura de comportas dos reservatórios das usinas hidrelétricas que funcionam nos rios da região. Por conta das fortes chuvas do final de semana, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ordenou a abertura desses reservatórios, que já estavam com a capacidade próxima do limite. Com essa liberação, aumentou-se a vazão das cataratas.

A Copel tem a concessão de três das seis hidrelétricas que funcionam no Rio Iguaçu. Segundo a companhia, a abertura dos vertedouros (estruturas hidráulica que funcionam como controle de vazão) deve ser mantida pelos próximos dias em virtude da previsão de mais chuvas e para a quinta-feira, 12.

“O objetivo é baixar o nível de água e permitir o armazenamento do volume de chuva previsto para a região leste do Paraná a partir de quinta-feira (12)”, disse a Copel em nota.

De acordo com a companhia, a abertura dos vertedouros é um procedimento padrão feito “para garantir a segurança das barragens e da população”. Mesmo assim, a Copel reforça que as comunidades ribeirinhas e frequentadores dos rios devem “aumentar a atenção e evitar áreas de risco nesses períodos de cheia”.

Fonte: Estadão / foto: Leonel Alvez/Urbia Cataratas