Wilson Ramos Filho (Xixo)
Existe o mundo real e existe o Brasil segundo a opinião das oligarquias expressada por jornalistas de aluguel ou por sub celebridades escolhidas ou voluntariamente oferecidas para serem a voz do capital.
Nunca os indicadores macroeconômicos foram tão favoráveis, mas se você for atrás da conversa fiada do Estadão, da Folha de São Paulo, de O Globo, das rádios e da maioria dos analistas ouvidos pelas televisões concluirá que o Brasil está em crise.
Esses abutres da opinião publicada, escrita, falada ou televisionada, desconsiderando os fatos, fazem previsões alarmantes sobre a inevitabilidade de catástrofes, mesmo sabendo que nunca a renda dos trabalhadores foi tão alta, nunca o desemprego foi tão baixo, nunca houve tanta gente empregada, jamais o agronegócio ganhou tanto e que o Brasil teve o quarto maior crescimento do PIB.
Sempre me indaguei sobre qual seria a base fática ou mesmo teórica daquelas pessimistas previsões: se tinham alguma bola de cristal ou se viam o futuro na borra do café, nas folhas de chá, nas cartas, nos astros ou em algum outro tipo de estelionato inventado para iludir gente estúpida.
Fuçando nas redes sociais, suponho que agora começo a entender de que modo os agentes da Faria Lima, das bolsas de valores e das máfias empresariais, prevêem o que está por vir.
O principal instrumento utilizado em seus vaticínios não são sofisticados computadores capazes de predizer o futuro, com base em complicadas fórmulas matemáticas ou algoritmos, mas meros espelhos ideológicos que permitem aos analistas de mercado e aos comentaristas políticos econômicos a soldo suas alarmantes previsões pessimistas.
Minha hipótese é de se utilizam de espelhos ideológicos, de cócoras frente aos operadores dos mercados, seguindo complicadas técnicas de leitura de mãos e de outras partes de suas respectivas anatomias.
Os praticantes da sofisticada e ancestral técnica da escrotomancia, percrutando suas bolas, concluem que Lula está irremediavelmente perdido, que a economia está à deriva e que não se reelegerá.
Outros, depois de consultarem suas fontes e suas corrugadas pregas anais, de modo grave e circunpecto anunciam iminentes aumentos de inflação, queda das bolsas e alta do dolar. Esses ananomancistas, homens ou mulheres, não importa, com a empáfia do seleto grupo dos conhecedores da linguagem e da gulodice daquilo que examinam, em si mesmos, munidos de narcísicos espelhos, nos informam que a vaca irá inevitavelmente ao brejo.
Há também as especialistas em vulvomancia, espécie de quiromancia praticada em outra pudica parte de seus oniscientes recônditos, com os indefectíveis e ideológicos espelhos, a predizer o terrível porvir que nos espreita, logo ali. Ou exatamente lá.
Como não acredito em bruxaria ou em charlatanices, nem em leitura do futuro em nenhuma parte da anatomia humana, nos astros ou em obscurantistas crenças esotéricas medievais, prefiro a objetividade dos mencionados indicadores macro e microeconômicos. Lula será reeleito com relativa facilidade ou elegerá seu sucessor. Não acredito no pessimismo de gente que não vale o que come, como diz minha mãe, a dona Janette. Sou esquisito. Somos.
Xixo, 4 de abril de 2025.
Wilson Ramos Filho (Xixo) é presidente do iDeclatra (Instituto de Defesa da Classe Trabalhadora)
Deixe um comentário