via Arte Ref
Vanitas (vaidades) são naturezas mortas simbólicas que representam nossa relação conflituosa com a morte. O nome “vanitas” vem de uma citação do livro do Eclesiastes: “Vanitas vanitatum, et omnia vanitas” (vaidade das vaidades, tudo é vaidade), aludindo ao vazio dos prazeres contidos na existência.
Nas artes, a origem do tema surgiu da Danse Macabre (dança da morte), Ars moriendi (a arte de morrer) e da citação Memento mori (lembra-te que morrerás). As composições artísticas geralmente contêm elementos mórbidos, sombrios e macabros que, na verdade, ilustram a verdade sobre a finitude humana.
Clique no (mais…) e confira algumas obras da exposição
Inspirada nesse estilo, a exposição Vanitas apresenta gravuras contemporâneas em uma atmosfera que lembra o passado. Cada obra traz diversos elementos obscuros, soturnos e niilistas como ilustrações científicas, ocultismo e anatomia, com forte influência do estilo gótico vitoriano. Impressas diretamente sobre madeira, cada obra tem tiragem limitada e é assinada pelo artista.
Postal é designer gráfico e proprietário da marca de camisetas Rephlex. Publicou trabalhos nas revistas Zupi e Ideafixa e recentemente foi selecionado por especialistas e críticos de arte como Juliana Monachesi, Allan Szacher e Celso Fioravante,para participar da Solo Art Fair.
SERVIÇO:
Galeria Endossa, Rua Vicente Machado 1047,
Batel, Curitiba.
Aberta de segunda a sábado, das 10:00hs as 19:00hs.
Entrada gratuita.
Deixe um comentário