O prefeito Chico Brasileiro (PSD) garantiu nesta quinta-feira, 22, que a saúde de Foz do Iguaçu vai retomar os mutirões de cirurgias eletivas- como ortopédicas, catarata, entre outras, que podem ser postergadas por um ano sem causar grandes problemas ao paciente. “No Hospital Municipal, vamos preparar uma grande campanha, um grande mutirão de retomada das cirurgias eletivas”, disse Chico Brasileiro em entrevista a TV Tarobá.
Brasileiro informou que neste ano as cirurgias eletivas foram suspensas por decreto nacional, em função da pandemia do coronavírus, porque faltava inclusive medicamentos para anestesia e para intubação. “Foi necessário a suspensão das cirurgias eletivas e isso não foi só em Foz do Iguaçu, foi no Brasil inteiro e no Paraná também em todas as cidades”, afirma.
Chico Brasileiro disse que pretende retomar as cirurgias logo, que a retomada depende também da autorização da Secretaria Estadual da Saúde. “O Hospital Municipal tem leitos suficiente para fazer cirurgias e deixar esses pacientes sendo bem cuidados, seja numa UTI, seja numa enfermaria. Esses mutirões serão realizados com toda a segurança necessário porque hoje possuímos uma grande estrutura, montada de forma permanente. Não é a toa que somos referência em saúde no oeste do Paraná”.
Em 2019, o hospital municipal fez cinco mutirões de cirurgias eletivas nas especialidades de cirurgia geral e urologia e atendeu mais 160 pacientes com cirurgias de hérnia, colecistectomia, postectomia (fimose). Na 9ª regional de saúde, também foram realizadas mais de 6,3 mil de cirurgias oftalmológicas.
A prefeitura preferiu preferiu investir na estrutura municipal de saúde em vez de um hospital de campanha. Foram instalados UTIs e leitos de enfermaria permanentes visando a ampliação dos atendimento, pós pandemia. “Foz do Iguaçu está preparada para esse pós pandemia fazer um grande mutirão de cirurgias eletivas e assim diminuir o sofrimento de muitas pessoas”, reitera Chico Brasileiro.
Deixe um comentário