Arquivos

Categorias

UTI de Foz do Iguaçu se destaca no Brasil com projeto de qualificação em saúde

As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu foram reconhecidas entre as 8 melhores do Paraná e as 43 melhores do Brasil no atendimento pelo SUS. A conquista está ligada ao projeto Qualificação Multiprofissional em Assistência Hospitalar, desenvolvido em parceria entre o hospital, a Unioeste e a Itaipu Binacional.

A iniciativa beneficiou cerca de 75 mil pessoas em apenas um ano e capacitou 122 profissionais recém-formados, além de 20 estudantes de graduação em áreas como enfermagem, farmácia, psicologia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia e assistência social.

Segundo Waldemar Pilger, gestor do convênio por Itaipu, o impacto do projeto é imensurável, tanto na qualificação profissional quanto na melhoria do atendimento humanizado à população. Sérgio Moacir Fabriz, diretor da Unioeste, afirma que este é “o maior convênio de extensão da universidade” e destaca seu papel na inclusão social e inserção de jovens no mercado de trabalho.

Residência pioneira em Enfermagem

Um marco da iniciativa foi a criação da primeira Residência de Enfermagem de Foz do Iguaçu, iniciada em outubro de 2024, com foco no atendimento ao paciente crítico. O programa conta com 24 enfermeiros atuando em UTIs, pronto-socorro e centro cirúrgico. A coordenadora Lilian Lessa Cardoso enfatiza que a residência “qualifica profissionais e transforma o cenário da saúde local”.

Inspirado em modelos europeus, o hospital passou a contar com enfermeiros de nível superior realizando toda a assistência nas UTIs. A mudança resultou em melhorias como a redução de infecções e do tempo de espera, segundo Luciana Aparecida Fabriz, coordenadora pedagógica de Enfermagem.

Inovação tecnológica e impacto financeiro

Outro destaque do projeto é a implantação da plataforma de inteligência artificial Noharm, em julho de 2024, na área da farmácia clínica. A coordenadora Adriana Zilis relata que a ferramenta otimizou prescrições e aumentou a segurança dos tratamentos, impactando mais de mil pacientes e gerando uma economia de mais de R$ 1 milhão. A plataforma é gratuita para o SUS.

De acordo com Ana Paula Contiero, coordenadora geral do projeto, cerca de 50% dos bolsistas já foram contratados por meio de concursos ou seleções públicas. O investimento total da Itaipu no convênio, com duração de 34 meses, é de R$ 13.042.138,84.