do G1 PR, via site do João Arruda
O véu islâmico poderá ser usado por mulheres do Paraná na fotografia para o documento de identidade. A decisão do Instituto de Identificação do Paraná foi anunciada nesta quinta-feira (9), um dia depois da audiência pública realizada na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, no oeste do estado, para discutir a proibição. A medida beneficia também freiras religiosas.
De acordo com o entendimento da Procuradoria Geral do Estado, as mulheres muçulmanas e as religiosas poderão fazer a foto com o véu, com o hábito ou qualquer indumentária religiosa, mas deverão obedecer a algumas restrições.
“Em razão do dever/direito à segurança pública, devem estar perfeitamente visíveis nas fotografias a face, a testa, o queixo, bem como o contorno dos ombros.”
Ao G1, a vereadora Anice Gazzaoui (PT), que encabeça a discussão na Câmara, a mudança atende a reivindicação da comunidade muçulmana, mas novos pedidos serão encaminhados a outros órgãos. “Avançamos e esperamos agora sensibilizar também o Detran para que considere o respeito à liberdade religiosa previsto na Constituição Federal”, comentou. Somente em Foz do Iguaçu, vivem mais de 22 mil descentes e imigrantes de países de língua árabe.
AQUI para ler a íntegra da reportagem
A foto é da Rádio Cultura de Foz do Iguaçu
Deixe um comentário