A obra de construção da Hidrelétrica Baixo Iguaçu concluiu uma nova etapa nesta quinta-feira (14) com a descida do rotor da unidade geradora 3. É o último grande equipamento a ser instalado na usina, que deve entrar em funcionamento até o fim deste ano. A governadora Cida Borghetti acompanhou o trabalho e ressaltou a contribuição da unidade para o setor energético e para o País. “Esse é um momento emblemático, que marca a etapa de finalização de uma obra tão importante, que vai impactar na vida da população brasileira, pois contribuirá para a oferta de energia limpa”, afirmou a governadora.
Localizada no trecho final do Rio Iguaçu, entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques, a usina é construída pela Copel e a Neoenergia. O investimento total é de R$ 1,7 bilhão. A obra começou em 2013 e, no pico, gerou 3.100 empregos. Atualmente, 2.500 funcionários trabalham na fase final de construção.
O presidente da Copel, Jonel Iurk, lembrou que essa usina é o último grande aproveitamento do Iguaçu e a sexta do rio. “A unidade tem capacidade instalada de 350 megawatts, o suficiente para abastecer uma cidade de praticamente 1 milhão de habitantes e contribui para o desenvolvimento do Paraná e do País”, disse Iurk. “Como o sistema elétrico nacional é interligado, essa energia vai para vários lugares do Paraná e de outras regiões do Brasil”, disse ele.40
Deixe um comentário