“Escalada da Saúde” propõe atividades lúdicas que orientam à prevenção da doença
Com a chegada do inverno as precauções com as doenças respiratórias aumentam, principalmente com a grande incidência de gripe H1N1 neste período. No Paraná, a campanha de vacinação contra a gripe começou ainda no outono devido às condições climáticas do estado, atingindo dois milhões de pessoas, cerca de 80% da população de risco como idosos, gestantes, crianças até cinco anos e mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias, dentre outros públicos.
Contudo, a prevenção ainda é a melhor maneira de se evitar o contágio e deve começar desde cedo, com hábitos saudáveis adquiridos por meio da educação e conscientização. Pensando nisso, o Grupo Uninter, por meio da Solução Educacional, desenvolveu um material didático para o Ensino Fundamental com o objetivo de informar e prevenir quanto aos riscos da gripe A, fazendo com que essas informações passem da teoria à prática de forma lúdica e divertida, servindo como atividade interdisciplinar.
Em formato de jogo denominado “Escalada da Saúde”, o kit educativo é composto por uma maleta tabuleiro, dado, peões, cartilha, cartaz, cartela de adesivos e cartilha de orientação ao professor que trazem diversas informações sobre a doença e como é possível prevenir com ações simples e contínuas. “O propósito desse material é sua utilização como ferramenta de ensino e aprendizagem, por meio de atividades que promovam a conscientização da prevenção da gripe, e que essa aprendizagem seja disseminada aos familiares e à comunidade em geral”, explica Jardiel Loretto Filho, coordenador pedagógico da editora Solução Educacional.
Repleto de ilustrações e com uma linguagem simples e atraente, o jogo mostra como os personagens Zeca e Ana aprendem com a enfermeira Luísa o que é a gripe A, sintomas, formas de contágio e como é fácil prevenir a doença. O kit ainda traz um calendário com as datas de vacinação propostas pelo ministério da saúde, para que a criança acompanhe os períodos de vacinação de cada grupo de risco.
Os professores podem também propor outras atividades baseadas nos princípios dos jogos. “O material traz diversas sugestões de estratégias que a comunidade escolar poderá adotar com vistas à multiplicação, divulgação e conscientização sobre as melhores formas de se prevenir a gripe H1N1. Esperamos que a conscientização dos perigos de contágio da H1N1 seja feita por meio do lúdico e embasada nos ensinamentos da escola”, finaliza Loretto.
Mais informações sobre como adquirir o material pelo telefone (41) 2117- 9008.
Deixe um comentário