A Universidade Estadual da Integração Latino-Americana inaugura, nesta quinta-feira, 12, às 9h, o primeiro prédio próprio para atividades acadêmicas no Campus Integração, onde funciona o Alojamento Estudantil. A data coincide com o aniversário de 13 anos da instituição.
Batizada de Bloco de Aulas 1, a estrutura irá receber os primeiros estudantes em fevereiro, na volta às aulas. O edifício tem dois pavimentos e capacidade para atender 1.725 estudantes nos períodos da manhã, tarde e noite.
A universidade informa que o prédio dispõe de dez salas de aula para 50 alunos e três salas de aula para 25 estudantes. Também contempla salas para professores e espaços a atividades administrativas, distribuídos em 2.500 metros quadrados.
O reitor Gleisson Brito considera um passo para a consolidação da universidade federal em Foz do Iguaçu. “Finalmente, temos um campus próprio com prédios próprios. É inauguração da primeira estrutura acadêmica própria, depois de 13 anos de história”, completa.
O reitor afirma que, embora haja avanços, a Unila ainda padece de estrutura, dispensando cerca de 30% dos seus recursos para aluguel. “Com a inauguração do Bloco de Aulas 1 e o remanejamento dos setores administrativos da Vila A para o PTI, a economia com aluguel será de cerca de R$ 1,5 milhão por ano”, informa a universidade.
O segundo bloco de salas de aulas está em construção, com prazo de conclusão previsto para fevereiro de 2024. O terceiro prédio destinado a aulas deverá ser aprovado em breve pelo Conselho Universitário (Consun), órgão máximo de deliberação.
“Com isso, nossa expectativa é que, dentro de um a dois anos, nós já tenhamos 75% de toda a demanda de salas de aula atendida em infraestrutura própria da nossa universidade”, ressalta Gleisson Brito.
Fonte: H2foz / Foto:Divulgação/Unila
Deixe um comentário