Acontece neste sábado (13), o Dia “D” de Mobilização Nacional contra a Influenza, com a abertura de todas as 29 Unidades Básicas de Saúde de Foz do Iguaçu, das 8h às 17 horas. Neste dia, também estará disponível a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e as demais vacinas do calendário nacional para a população em geral.
A vacinação contra a dengue teve início em 28 de fevereiro e até agora somente 5.415 crianças e adolescentes foram vacinadas, o que corresponde a 27,64% de cobertura vacinal.
A vacinação contra a Influenza, que começou em 25 de março, já alcançou 12.118 pessoas do público-alvo, entre crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos, gestantes e puérperas.
Pessoas com mais de 60 anos, crianças e gestantes representam os maiores públicos vacinados até agora, com 19%, 17% e 16%, respectivamente. A meta é imunizar pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
Os grupos prioritários para vacinação contra Influenza incluem ainda trabalhadores da saúde, educadores do ensino fundamental e superior, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e resgate, membros das forças armadas, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições médicas especiais (independentemente da idade), e pessoas com deficiência permanente.
Caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longa distância), trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, assim como adolescentes e jovens em medidas socioeducativas (de 12 a 21 anos) também integram a lista.
Calendário Nacional
O calendário nacional de vacinação contempla, na rotina dos serviços, 20 vacinas que protegem o indivíduo em todos ciclos de vida, desde o nascimento. Entre as doenças imunopreveníveis por essas vacinas estão a poliomielite, sarampo, rubéola, tétano, coqueluche e outras doenças graves e muitas vezes fatais. A vacinação é a melhor maneira de proteger a criança contra doenças imunopreveníveis. As vacinas disponibilizadas no Sistema Único de Saúde – SUS são seguras e de vital importância para proteção contra algumas doenças graves e muitas vezes fatais.
Deixe um comentário