A dose da vacina contra a Hepatite A já está disponível em todas as Unidades de Saúde do município de Colombo. Esta vacina está sendo incluída, juntamente com todas as outras já existentes, no Calendário Básico de Vacinação da Criança, que será administrada a todos os pequenos de 12 meses até menores de dois anos de idade.
Segundo a coordenadora de Imunizações da secretaria da Saúde, Elyssa Wasilinski, a Hepatite A é uma doença que causa infecção no fígado, habitualmente benigna na infância e de incidência freqüente e precoce nas populações de baixa renda que vivem em más condições de saneamento básico.
A principal via de contágio é a fecal-oral, por contato inter-humano ou por meio de água e alimentos contaminados. Contribui para a transmissão a estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados.
Não há nenhum tratamento específico para a Hepatite A. A recuperação dos sintomas após a infecção pode ser lenta e demorar várias semanas ou meses. A terapia visa à manutenção de conforto e equilíbrio nutricional adequado, incluindo a reposição de fluidos que são perdidos com vômitos e diarréia. “Portanto, a prevenção é a medida mais importante para seu controle, como a vacinação, por isso, estamos chamando a atenção dos pais para este momento”, informou o secretário da Saúde, Fernando Aguilera.
A vacinação ocorre com a administração de apenas uma única dose, deste modo, qualquer criança que já tenha sido vacinada em outra instituição não necessita de outra dose, pois já será considerada imunizada. “A meta é vacinar 95% das crianças na faixa etária recomendada, mas o ideal é vacinar todas as crianças, sem excessão”, considerou a coordenadora Elyssa.
Assim como todas as vacinas, esta se encontra disponível nas 21 Unidade de Saúde, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Deixe um comentário