Toda eleição traz mudanças no cenário político. O pleito desse ano não foi diferente. Na correlação de forças entre os partidos paranaenses, quem se destacou foi o União Brasil. Além de conseguir manter as sete cadeiras que já dispunha na Assembleia Legislativa, o partido ainda conquistou a única vaga em disputa ao Senado.
O União Brasil emerge das urnas como a segunda força partidária do Paraná. Na Assembleia, tem a segunda maior bancada, junto com a Federação PT/PV/PCdoB, com sete deputados estaduais. Para a Câmara Federal, o União elegeu quatro deputados federais
Em números absolutos, somados os desempenhos dos candidatos a deputado estadual, deputado federal e senador, o União recebeu mais de 3,3 milhões de votos em todo o Paraná, número bem superior ao 1,4 milhão de votos que a Federação Brasil da Esperança recebeu com a soma de três partidos.
Vale lembrar que o União Brasil é, também, a maior força política da Câmara de Vereadores de Curitiba, com oito dos 38 parlamentares da capital. O partido disputou a eleição deste ano com duas candidatas oriundas do parlamento municipal: Flavia Francischini, que foi eleita deputada estadual com mais de 41 mil votos, e Sargento Tânia Guerreiro, que recebeu 17.798 votos para deputada federal, ficando na suplência.
Os eleitos
• Senador: Sérgio Moro
• Deputados Federais: Felipe Francischini, Delegado Matheus Loiola, Geraldo Mendes e Padovani
• Deputados Estaduais: Ney Leprevost, Delegado Tito Barichello, Luiz Fernando Guerra, Do Carmo, Thiago Bührer, Mauro Moraes e Flavia Francischini
Fonte:HojePr
Deixe um comentário