Do Correio do Litoral:
O Ministério dos Transportes deverá assumir o controle de alguns portos na Região Norte e aumentar a participação nos do Sul, incluindo o de Paranaguá.
A notícia foi publicada no jornal “O Estado de S. Paulo” nesta quarta-feira (25). Segundo o jornal, a medida atinge os terminais que “descumpriram regras previstas em contrato de concessão ou cuja operação tem afetado a competitividade do País”.
O ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, disse ao jornal paulista que o governo terá maior participação na gestão de Paranaguá e de Rio Grande, por meio de um programa de investimentos. A medida faria parte de um plano diretor que vem sendo desenhado para o setor portuário brasileiro e define os portos estratégicos para a economia.
Em Paranaguá e Rio Grande (RS) a administração estadual continuará, mas terá participação do governo federal. "Vamos tratar como se fosse uma administração feita pela União", disse o ministro. Questionado se isso significava uma federalização, ele afirmou que não: "Os portos já são federais". (Leia mais)
Siga o blog no twitter
Deixe um comentário