O presidente Lula lançou na última semana um serviço público que vai levar luz aos porões escuros dos anos de chumbo da ditadura militar. O portal “Memórias Reveladas – Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985)” terá a publicação de registros documentais que podem trazer ao conhecimento público parte das atrocidades ocorridas no período que permanecem obscuras ainda hoje, 24 anos após sepultarmos de vez aquele regime discricionário.
No Paraná a ditadura militar se fez muito presente na figura da Delegacia de Ordem Política e Social, o famigerado Dops. Lembro que em meu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, no ano de 1979, apresentei um projeto para extinguir o braço repressivo dos contra-revolucionários em nosso Estado. A proposta não vingou, assim como todas as outras que eram contrárias aos interesses dos governos militares.
O meu intento porém, se consumou em 1991, quando o governador Roberto Requião, em seu primeiro mandato, determinou a extinção do Dops e a abertura dos registros para a população. Esta iniciativa possibilitou ao Arquivo Público do Paraná integrar, junto com outras nove instituições do país, o portal “Memórias Reveladas”, projeto coordenado pela Casa Civil da Presidência da República e que pode ser acessado pelo endereço www.memoriasreveladas.arquivonacional.gov.br. Trecho de artigo do deputado Waldyr Pugliesi, presidente estadual do PMDB. Leia aqui sua íntegra.
Deixe um comentário