Arquivos

Categorias

“Uma conquista para União da Vitória e região”, diz Santin Roveda

O prefeito Santin Roveda (PL) disse que voos semanais entre União da Vitória e Curitiba “são uma conquista para União da Vitória e região centro-sul”, disse ao desembarcar do voo nesta terça-feira, 22, já na cidade do sul do Estado.  As viagens de Curitiba serão às terças, quintas e domingos, às 12h15. O mesmo trajeto leva a Francisco Beltrão, no Sudoeste. Os voos de União da Vitória para Curitiba serão às 15h45. O tempo de duração é de apenas 55 minutos.

“Essa rota aérea vai levar desenvolvimento regional e alavancar o turismo do Estado. A proposta é que União da Vitória passe a constar no rol de destinos dos empresários de Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo”, completou o prefeito. União de Vitória integra as 12 cidades do interior que vão receber as linhas aéreas do programa Voe Paraná.

Para receber os voos, o Estado e a prefeitura investiram R$ 2 milhões no Aeroporto Municipal José Cleto. O asfalto da pista recebeu recape e as instalações foram melhoradas para garantir mais conforto aos passageiros. O próximo passo é aumentar a pista para receber mais voos de outras companhias.

Voe Paraná – Empresários e moradores de União da Vitória podem, por exemplo, chegar a Brasília em menos de quatro horas, praticamente o mesmo tempo de uma viagem de carro entre a cidade e Curitiba. A conexão aérea comercial recém-inaugurada recoloca o município no mapa da aviação brasileira, onde não aparecia desde a década de 1960.

Essa integração foi possível graças ao programa Voe Paraná, que conectou 12 cidades do Interior a Curitiba em voos semanais. É o maior programa de aviação regional da Gol no País. Os trechos são operados em parceria com a empresa de táxi-aéreo TwoFlex. Serão 67 voos semanais neste primeiro momento, com possibilidade de aumentar o fluxo em função da demanda.

O presidente da Câmara de Vereadores de União da Vitória, Ricardo Adriano Sass (PSC), afirmou que a rota aérea recoloca a cidade no radar dos investimentos dos empresários. “A recepção foi muito boa entre todos os vereadores porque enxergamos a possibilidade de mais investimentos na região. Esse novo trânsito de empresários nos dará muita visibilidade”, destacou.

Desenvolvimento – Salete Melo, presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Sul do Paraná (Cacesul), acrescentou que a nova rota será um marco do desenvolvimento de municípios para um raio geográfico onde moram 900 mil pessoas. “Era uma reivindicação antiga e que finalmente foi concretizada. Há pelo menos 50 anos não temos rotas comerciais na cidade”, afirmou.

Salete também destacou a possibilidade de expandir o setor industrial de União da Vitória e o comércio da erva-mate e dos produtos derivados. O Paraná concentrou 87% de toda a produção de erva-mate do País em 2018. Das 393 mil toneladas, 345,09 mil saíram do Estado, especialmente da região Centro-Sul, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Podemos embarcar em União da Vitória às 15h45 e às 19h30 já pousamos em Brasília. Isso é um ganho muito grande de mobilidade e da busca pelo desenvolvimento, por recursos federais. Nós temos uma vocação florestal e um potencial enorme da erva-mate, somos os maiores produtores nacionais de erva-mate sombreada. Também temos inúmeros produtos derivados na gastronomia. Essa expansão possibilita a busca por mais qualificação dos nossos empresários nos grandes centros e abre a possibilidade dos nossos produtos alcançarem ainda mais mercados”, apontou a presidente da Cacesul.