Arquivos

Categorias

Um território chamado Iguaçu

territorio iguacu

A Gazeta do Povo deste sábado (27) traz um apanhado interessante da área criada por Getúlio Vargas para preservar as fronteiras brasileiras que sobreviveu por quase mil dias em terras do Paraná e Santa Catarina.

Este fato ocorreu há 70 anos, quando os moradores dos dois estados foram obrigados a dar adeus a um pedaço de seus territórios. Durante quase mil dias, de 13 de setembro de 1943 a 18 de setembro de 1946, a área que corresponde às regiões Oeste e Sudoeste do Paraná e o oeste de Santa Catarina passou a constituir o território federal do Iguaçu. Administrado diretamente pelo governo federal, a região cobria toda a fronteira dos dois estados com Paraguai e Argentina.

O Iguaçu foi um dos cinco territórios criados pelo governo de Getúlio Vargas durante o Estado Novo (1937-1945). Os outros foram Amapá (atual estado com o mesmo nome), Rio Branco (Roraima), Guaporé (Rondônia) e Ponta Porã (parte sul do Mato Grosso do Sul).

Com uma população de 96,8 mil habitantes e uma área total de 68,8 mil km², o Iguaçu foi umas das armas de Vargas para preservar as fronteiras brasileiras. O projeto Marcha para o Oeste buscava também integrar as áreas mais afastadas do país. “Ainda havia uma preocupação relativamente forte com a questão da unidade territorial do Brasil, especialmente com sua integração física e econômica”, explica o professor Adilar Cigolini, doutor em Geografia Política e professor da Universidade Federal do Paraná. Naquela época, cerca de 80% da população brasileira residia a até 100 quilômetros da costa litorânea, deixando o país com enormes regiões despovoadas.

Vazio

Segundo a tese getulista, a porção do espaço que abrangia o território do Iguaçu se caracterizava exatamente como um vazio não integrado à dinâmica brasileira. “Além disso, as proximidades com a Argentina, o maior rival geopolítico brasileiro na época, e com o Paraguai, fizeram com que houvesse essa interferência federal no Paraná”, explica Cigolini.

AQUI para ler o restante do artigo