Quando Foz do Iguaçu foi eleita para sediar uma etapa dos X-Games muita gente ficou surpresa, principalmente em alguns grandes centros onde a divulgação dos esportes de ação como BMX, Skate e Rally são mais comuns, e onde, segundo a mídia especializada, seria mais viável esse tipo de competição. Mas ao contrário do que muita gente acredita, a cidade tem raiz e muita tradição na prática de esportes radicais e foi pensando nisso que os jornalistas Rodrigo Monzon e Marcelo Freire lançaram o portal Extreme Foz.
A ideia que surgiu apenas como uma página do facebook logo foi transformada em site, e já reúne diversas informações sobre as diferentes modalidades praticadas na cidade, apresentando os esportes de ação também como atração de turismo radical. Além da divulgação, o site também esta fomentando suas próprias atividades.
“Uma das principais preocupações dos atletas da cidade foi quanto ao legado dos games em Foz. Em conversas com amigos notamos a preocupação de que o evento viria pra cidade como um grande circo e partiria sem deixar frutos para o esporte”, explica Monzon, revelando um dos motivos de terem iniciado o site. “Decidimos criar a interação entre o público dos X Games e os atletas da cidade, e até, dos atletas do X-Games com atrativos de Foz, o que deu muito certo.”
O brasileiro campeão mundial de skate vertical, Marcelo Bastos vai competir nos X- Games, e aceitou o convite para um rafting nas Cataratas do Iguaçu com os jornalistas. Jessica Florêncio, uma das melhores skatistas do mundo também topou um desafio radical, e vai fazer um salto de paraquedas sobre a barragem de Itaipu, acompanhada pela equipe da Extreme Foz. Até mesmo a apresentadora oficial do evento, a australiana Ramona Bruland, também já revelou que gostaria de praticar algumas atividades na companhia da equipe da Exteme Foz e que faz questão de incluir a programação em sua agenda.
Radical e consciente
A Extreme Foz realizou um campeonato de “melhor manobra” de skate e arrecadou mais de 50 quilos de alimentos para as famílias do Jardim Primavera, atingidas por duas enchentes nos primeiros dias do ano. A iniciativa surgiu após o site registrar em primeira mão a história do skatista “Rio”, morador da região que foi vítima das cheias.
“Fomos até a casa do Rio, vimos a gravidade da situação. Pedimos ajuda a alguns amigos e a coisa foi acontecendo, conseguimos divulgar a história até na RPC. No final reunimos alguns parceiros, conseguimos uma premiação e em menos de 10 dias organizamos um campeonato de skate”, lembra Freire.
O site também trouxe em primeira mão algumas novidades sobre os X-Games, prévias dos locais de provas, cronogramas, atletas e ingressos e já se prepara para lançar novos desafios radicais aos participantes do evento.
Para os atletas iguaçuenses outros campeonatos de diferentes modalidades estão sendo planejadas para breve, portanto é bom ficar sempre de olho no facebook e no site da Extreme Foz.
Foto: Vado Menegassi
Deixe um comentário