UM RECORTE DA LUTA DE SYLVIO SEBASTIANI
O veterano jornalista Sylvio Sebastiani, verdadeiro arquivo vivo da história política do Paraná e do Brasil, enviou para o editor do blog um pequeno recorte de sua luta contra a ditadura militar (1964-1985) e pela volta do regime democrático e sua participação na fundação do MDB-PMDB no Estado e na mobilização que resultou no movimento "Diretas Já".
A seguir a íntegra do relato enviado por Sebastiani:
"Ronildo Pimentel, quando do Golpe Militar de 1964, eu estava militando no PTB, cujo Presidente foi derrubado.Eu estava distribuindo o panfleto assinado pelos deputados estaduais, na Praça Carlos Gomes, quando fui levado para o Q.G.do Exercito, na rua Carlos Cavalcanti, pela primeira vez.
Fins de 65 com a extinção dos Partidos Politicos ingressei no Movimento Democrático Brasileiro – MDB, quando fui Secretário da Comissão Provisória do Paraná, depois fui Secretário da Comissão Provisória de Curitiba e posteriormente fui Presidente do MDB de Curitiba, por 4 mandatos.
Com reuniões todas as segunda-feiras na séde do MDB, na Rua Pedro Ivo, 698-1°andar. Paartiucipei de todas as reuniões pelo interior do Paraná e todas as eleições, como dirigente do Partido.
Enfrentamos o AI-5, em 1974 apresentei o candidato Leite Chaves para disputar a eleição e percorri todos os municipios com ele, com discursos fortes contra a ditadura, vencemos as eleições no Pa raná.Em 1975 fui o primeiro a visitar os presos politicos.
Na eleição de 1976, com a Lei Falcão, que proibiu o acesso às rádios e televisões, montei um velho caminhão, com uma Placa em cima, dizendo "TV MDB – A TELEVISÃO DO POVO", e percoorremos todos os bairros de Curitiba, desacatando o Governo da Ditadura,a Resvista Veja fez uma reportagem com fotos do caminhão em 13 de outubro, a qual tenho como quadro em meu computador.
Essa um pouco da minha participação contra a ditadura, para o retorno à Democracia, sem ter mandato eleitivo, somente partidário.
creio ter sido útil para chegar ÁS DIRETAS-JÁ. sYLVIO sEBASTIANI"
Deixe um comentário