Arquivos

Categorias

Última campanha de vacinação contra a aftosa no Paraná

 

No dia 1º de maio começou a correr o prazo para a última campanha de vacinação contra a aftosa no Paraná. Até o dia 31 de maio os pecuaristas precisam vacinar bovinos e bubalinos com até 24 meses.

A campanha atual possui duas novidades. Além da dosagem da vacinação ser de apenas 2 ml por animal, e não mais 5 ml, a campanha de maio de 2019 é a última no Estado. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou a antecipação da retirada da vacina contra febre aftosa em reunião realizada nos dias 24 e 25 de abril, em Curitiba, com representantes do órgão federal e diversas entidades do setor agropecuário do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que integram o Bloco V do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA).

O processo para a transformação do Paraná em área livre, que permite atender a mercados muito mais exigentes e vender os produtos agropecuários por um valor mais alto, começou em 2018, quando o Mapa realizou auditorias necessárias para que seja encaminhado o pedido do Paraná à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O resultado das duas auditorias foi excelente. O serviço de defesa agropecuária do Paraná foi o mais bem avaliado do Brasil, melhor até do que Santa Catarina, único Estado brasileiro reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação. Agora o processo tramita até maio de 2021, quando a OIE em assembleia reconhecerá o Paraná como área livre.