Arquivos

Categorias

UFPR, Unioeste/Foz, UEM e UEL entre as melhores do Exame da OAB

Boa notícia para a educação superior do Paraná. O estado tem quatro universidades públicas entre as 50 com melhor desempenho no IX Exame de Ordem Unificado, avaliação organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) obrigatória para se adquirir o registro profissional.

O critério para elaboração do ranking é o percentual de aprovados por instituição. A lista foi divulgada nesta quinta-feira (25), em Brasília. Em 18º lugar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi melhor colocada entre as paranaenses, com 52,38% de aprovação, segundo o G1/PR.

Em seguida, na 32ª posição, está o campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), onde 42,86% dos inscritos foram aprovados. A Universidade Estadual de Maringá, no norte do estado, aparece na 33ª colocação, com aprovação de 42,55%. E a última instituição de ensino paranaense que aparece no ranking da OAB é a Universidade Estadual de Londrina (UEL), com 39,06% de aprovação.

Na avaliação da vice-diretora do curso direito da UFPR, Vera Karan de Chueiri, é sempre uma meta estar entre os melhores. Para ela, a metodologia acadêmica adotada pelo curso é primordial para este desempenho, que ela considera positivo.

“Eu acho que o fato de ter sido o melhor curso avaliado no Paraná corresponde a um trabalho que tem sido feito. O curso de Direito concilia, ao mesmo tempo, uma forte preparação teórica com uma forte preparação técnica. A gente tem o cuidado com a formação dos alunos para o campo profissional, sem descuidar da formação humanitária, de uma formação mais crítica”, disse a professora.

Campeã

A Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, foi a instituição com o melhor desempenho, com 76% de aprovação. Foram avaliadas todas as faculdades – públicas e privadas – que tiveram pelo menos 20 candidatos inscritos no exame.

Na lista das 50 melhores, aparecem apenas três instituições de ensino privado. Em todo o país, dos 114.763 candidatos que realizaram a prova desde à etapa inicial, 11.820 foram aprovados.