A UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) decidiram suspender as aulas por 14 dias para evitar o avanço do novo coronavírus (Covid-19). A suspensão é válida a partir de amanhã (16).
A informação havia sido adiantada pelo Paraná Portal na sexta-feira (13) e foi oficializada neste domingo (15), após reunião conjunta entre universidades públicas e privadas de Curitiba.
Conforme a UFPR e a UTFPR, todas as atividades letivas acadêmicas presenciais estão suspensas por 14 dias. As demais universidades presentes na reunião devem definir a situação no decorrer da semana.
Em nota conjunta, PUCPR e UP informaram que as aulas estão mantidas. As instituições vão “encaminhar reuniões para definir eventual e progressiva suspensão de suas atividades” a partir de segunda-feira (16).
UFPR DIVULGA MEDIDAS PREVENTIVAS
Na sexta-feira (13), a UFPR divulgou 10 ações de prevenção aos docentes, estudantes e funcionários da universidade. Entre as medidas, é recomendado o cancelamento de viagens para o exterior.
Além disso, foi recomendada a suspensão de atividades e eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais; abrir as janelas durante atividades presenciais nos ambientes da UFPR; e usar o Disque Saúde 136 para tirar dúvidas sobre o coronavírus (Covid-19).
Servidores e estudantes que pertencem a grupos vulneráveis (idosos, pessoas com doença respiratórias ou cardiovasculares, por exemplo) poderão modificar o regime de trabalho e a distribuição de atividades acadêmicas conforme procedimento administrativo a ser informado.
Por fim, foi aconselhado que os docentes substituam aulas teóricas e seminários por atividades domiciliares e em plataformas digitais.
Deixe um comentário