Em homenagem ao 321º aniversário de Curitiba, a TV Sinal, veículo de comunicação da Assembleia Legislativa, exibe neste sábado (29), às 22h, e no domingo (30) às 18h, o filme “Oriundi”, produção de 2000, totalmente ambientada na capital e no Litoral paranaenses. Dirigida por Ricardo Bravo e com roteiro de Marco Bernstein, a obra narra a história do imigrante italiano Giuseppe Padovani (Anthony Quinn) que, aos 93 anos, presencia o desmoronamento da família e do patrimônio que construiu ao longo da vida.
O longa é rodado em cenários característicos de Curitiba. Na trama, o neto Renato, um playboy quarentão responsável pelo gerenciamento dos negócios da família, vive uma séria crise conjugal e está vendendo a fábrica de macarrão que Giuseppe fundou ao lado de sua esposa Caterina, morta há 60 anos num acidente de avião. O bisneto, Stephano, volta da Europa com ideias inovadoras para revitalizar a fábrica mas encontra a oposição do pai bom vivant. E a bisneta Patty está totalmente envolvida com o sonho de se tornar atriz.
A presença de uma parente distante, Sofia d’Angelo, na festa de aniversário do patriarca, traz um sopro de vitalidade e de reflexão para esse conflituado ambiente familiar, reacendendo lembranças e sentimentos. Giuseppe vê na jovem, que diz estar fazendo uma pesquisa sobre a família Padovani, uma extraordinária semelhança com sua amada Caterina e chega mesmo a pensar se não seria sua reencarnação.
Os acontecimentos vão se desenrolando em alguns dos pontos mais conhecidos e característicos de Curitiba. O cenário para a fábrica de macarrão, por exemplo, é a Casa dos Gerânios, uma das habitações mais antigas do tradicional bairro gastronômico de Santa Felicidade. Produzido por Rubens Gennaro, o filme busca evidenciar o valor do passado cultural e a força do imigrante vindo de terras distantes para tentar uma vida melhor, ao mesmo tempo em que aponta a inevitabilidade de se adaptar ao tempo presente e preparar o futuro.
Seu grande trunfo foi trazer o mítico ator Anthony Quinn, o inesquecível “Zorba, o Grego”, para interpretar com sensibilidade e delicadeza o drama de Giuseppe. No que é ajudado pelo grande Paulo Autran, no papel do médico e amigo Dr. Enzo, Marli Bueno como a fiel governanta Matilde, Paulo Betti dando vida ao neto Renato e Letícia Spiller no duplo papel de Caterina Padovani/Sofia D’Angelo.
Completam o elenco Gabriela Duarte (Patty), Tiago Real (Stephano), Raquel Rizzo (Chris), Aracy Esteves (Paola) e Lorenzo Quinn (o jovem Giuseppe). A trilha sonora é do músico londrinense Arrigo Barnabé.
Deixe um comentário