Por Lauro Jardim, da Veja.com:
Dilma Rousseff acaba de escapar de sua quinta multa por propaganda antecipada. O ministro Joelson Dias considerou que não houve antecipação de campanha na entrevista que a então-pré-candidata do PT concedeu à Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte (BH), no dia 7 de abril. Para o ministro do TSE, a petista apenas expôs suas ideiais e projetos na conversa que teve com os jornalistas no programa “Rádio Vivo”. Com isso, Dilma continua com 21 000 reais a quitar em multas eleitorais.
Entre outras críticas ao governo de FHC, Dilma chegou a afirmar na entrevista que José Serra “não foi um bom ministro”. Mas Joelson Dias considerou que a afirmação da petista por si só não poderia ser caracterizada como propaganda negativa contra seu adversário, passível de condenação pela Justiça Eleitoral. Afirmou o ministro:
– O cunho inequivocamente político da entrevista não significa tenha ela necessariamente também a conotação de propaganda eleitoral, esta sim vedada em lei, se realizada fora de época, nem, tampouco, que, dela, por si só, resulte eventual tratamento diferenciado aos demais postulantes no pleito.
Deixe um comentário