de Julio Fernandes, no Paraná Oeste
Os ministros do TSE decidiram na manhã de hoje (quinta-feira, 23) que o prefeito Edgar Bueno (PDT) e o vice-prefeito Maurício Theodoro (PSDB) continuam no comando da prefeitura de Cascavel. Os ministro negaram provimento ao recurso aos candidatos derrotados em 2012, Professor Lemos (PT) e Walter Parcianello (PMDB).
Os sete ministros do ministros do TSE acompanharam a decisão monocrática da ministra Luciana Lóssio, publicada no dia 26 de fevereiro, entendendo que não havia provas para a impugnação do mandato, ao contrário da decisão do TRE. A discussão do recurso foi breve. A relatora, Maria Thereza de Assis Moura, afirmou apenas que não concordava com os dois argumentos da ministra Luciana Lóssio, mas que concordava que não houve potencialidade lesiva. Na decisão monocrática a ministra afirmou que por meio dos direitos de resposta, os eleitores foram informados sobre o verdadeiro domicílio de Professor Lemos.
“Não mora aqui”
Especialistas entendem que não poderia ser diferente a decisão. Não haveria justificativa para cassar os mandatos, até porque ambos não são acusados de desviar recursos públicos ou de fraudar licitações, por exemplo. “Como é que o TSE iria justificar a cassação dos mandatos, faltando um ano e oito meses para o término dos atuais mandatos, porque o vitorioso disse que seu adversário não morava em Cascavel”, questiona um jurista.
Inconformado com a derrota na primeira eleição com segundo turno em Cascavel, Lemos pedia a cassação do mandato de Edgar Bueno, acusando-o de tentar enganar o eleitor ao afirmar que ele, Lemos, não morava em Cascavel. Ao que se sabe, embora possua domicílio eleitoral na cidade, o petista até hoje “não mora em Cascavel”.
Vale repetir a postagem de Júnior Preisner no Facebook. “E o agravo regimental do Professor Lemos foi desprovido por unanimidade pelo plenário do TSE. Edgar segue como Prefeito de Cascavel. Lemos, quem sabe, recorra agora para a Corte Internacional de Haia. Fim de papo senhores. Cascavel seguirá em boas mãos. Aqui os cascavelenses não querem o PT!!!”
Deixe um comentário