Arquivos

Categorias

Trunfos de Dilma em 2010 viram revezes

A queda de popularidade de Dilma fez com que até mesmo os estados que mais deram vantagem à presidente em 2010 se tornassem um desassossego para os integrantes do comitê da campanha de reeleição. Na última eleição, Dilma pavimentou sua vitória contra José Serra (PSDB) na Bahia, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Maranhão. Esses Estados garantiram a Dilma 12,6 milhões de votos a mais que o tucano no segundo turno.

Hoje, contudo, esses são justamente os locais onde a presidente e o PT se depara com as maiores dificuldades na acomodação de interesses dos aliados ou defendem governos estaduais reprovados pela maioria da população. No primeiro caso, Rio de Janeiro e Ceará são exemplos notórios. No segundo grupo, a Bahia, onde o governador Jaques Wagner apresenta baixos índices de aprovação.

Já no Maranhão, onde a petista ficou 1,69 milhão de votos à frente de José Serra em 2010, a presidente deve ficar novamente ao lado da candidatura da família Sarney, que hoje amarga maiores índices de rejeição. Ironicamente, a oposição estará no palanque de Flávio Dino, cujo partido é um aliado histórico do PT. As informações são do Valor Econômico.