Arquivos

Categorias

TRÍPLICE FRONTEIRA NOVAMENTE ALVO DE FACTÓIDES?

A comunidade árabe que residem na região da Tríplice Fronteria entre Brasil, Argentina e Paraguai, voltou a ser alvo novamente especulações sobre a possibilidade de abrigar células terroristas na região. Vejam o que saiu nesta quarta-feira (27) no diário portoalegrense Zero Hora, sob o título "A fama da Tríplice Fronteira":

Até os atentados contra as Torres Gêmeas, em Nova York, nos EUA, as cidades que formam a Tríplice Fronteira – Foz do Iguaçu (PR), no Brasil, Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina – eram consideradas apenas centros de contrabando de produtos pirateados e refúgio de foragidos da Justiça. O 11 de Setembro acrescentou o terrorismo às preocupações envolvendo a região.

No dia seguinte ao 11 de Setembro, os órgãos de inteligência, especialmente americanos, relacionaram alguns integrantes da grande comunidade árabe que vive na Tríplice Fronteira a grupos terroristas. A ligação, aliás, já havia sido feita. Relatórios do Mossad, o serviço secreto israelense, falavam da hipótese de que os responsáveis por dois atentados em Buenos Aires – contra a embaixada de Israel, em 1992, e contra a Associação Mutual Israelita Argentina (Amia), em 1994 – tivessem passado por Foz e Ciudad del Este.

Os líderes da comunidade árabe da Tríplice Fronteira sempre negaram a vinculação com os atentados. Mas vários indícios sugerem o contrário. O Ministério Público do Paraguai, por exemplo, prendeu e acusou o comerciante Ahmad Barakat de ter enviado US$ 46 milhões a entidades ligadas ao Hezbollah, no Líbano. (Leia mais)