Arquivos

Categorias

TRIBUNAL BRITÂNICO MANDA LIBERTAR FUNDADOR DO WIKILEAKS

Via G1/Globo.com:

O fundador do site de vazamentos WikiLeaks, Julian Assange, preso no Reino Unido acusado de crimes sexuais cometidos na Suécia, teve sua soltura sob fiança determinada nesta terça-feira (14) por um tribunal britânico.

O juiz Howard Riddle, do tribunal de primeira instância de Westminster, em Londres,concedeu liberdade condicional ao australiano, até a próxima audiência do caso, marcada para 11 de janeiro de 2011.

Assange, de 39 anos, é acusado de conduta sexual indevida contra duas voluntárias do WikiLeaks durante uma passagem pela Suécia. Ele nega as acusações.

Seu site está no meio de uma polêmica mundial, após ter começado a vazar uma série de mais de 250 mil documentos diplomáticos norte-americanos. O vazamento da correspondência gerou mal estar entre Washington e seus aliados ao redor do mundo e também provocou protestos do governo americano e de outros governos.

"Boicote"

Mais cedo nesta terça, Assange criticou duramente as operadoras de cartões de crédito Visa e Mastercard e a empresa de pagamentos na internet PayPal, que bloquearam as doações ao portal desde que ele foi detido em Londresa. (Leia mais)

Siga o blog no twitter