Arquivos

Categorias

TRE multa Ratinho pai propaganda antecipada para Ratinho Jr

da Gazeta online

O apresentador Ratinho, pai do candidato a prefeito de Curitiba Ratinho Junior (PSC), foi condenado a pagar multa no valor de R$ 20 mil por propaganda antecipada da candidatura do filho. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (3) pela 3ª Zona Eleitoral de Curitiba.

A juíza eleitoral Renata Estorilho Baganha aplicou a multa em função de uma representação do Ministério Público Eleitoral, que pedia aplicação de pena também para o candidato e para a Rede Massa, de propriedade da família, na qual o programa foi veiculado. Mas a juíza entendeu que apenas o apresentador deveria ser punido. A defesa do apresentador vai recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral.

O programa entrevistou Ratinho (pai) em 21 de maio de 2012, que respondeu à pergunta sobre a possível candidatura de Ratinho Jr: “(…) O menino tá aí na pesquisa em empate técnico com o Gustavo Fruet. Claro que é candidato. Agora é obrigado a ser candidato porque se ele não for candidato, sabe o que vão dizer, que ele foi comprado, embora ele não precise deste tipo de coisa, vão dizer (…) ele é candidato sim!”. Em seguida, o que convenceu a juíza da infração, disse: “E vou falar mais, vai ganhar as eleições (…) Eu acho que vai (…) Eu sou eleitor dele. Quero avisar que sou eleitor dele (…) Se a lei permitir vou fazer campanha, se a lei permitir, eu vou fazer campanha de casa em casa para o meu filho (…)”

A juíza entendeu que essa frase comprova que Carlos Roberto Massa fez propaganda eleitoral antecipada em favor do então pré-candidato. O advogado de Ratinho e Ratinho Junior, Guilherme Gonçalves, disse que vai recorrer da decisão e que considerou o valor exagerado. “A multa é desproporcional, ainda mais por ser uma primeira circunstância apresentada. Na entrevista o pai fala do desejo de que o filho fosse candidato. Proibir um pai, se perguntado, falar do filho é limitar a liberdade de expressão.”, disse o advogado.