A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) é que menos eleitores faltem à votação das eleições gerais de domingo (2) no estado. De acordo com o juiz Thiago Paiva dos Santos, um dos motivos é a maior polarização política presente neste pleito.
O magistrado também ressaltou a procura de adolescentes com voto facultativo – alta de mais de 100% – pelo título de eleitor e projetos do órgão de incentivo ao voto no caso de idosos a partir dos 70 anos.
Em 2018, o Paraná teve 16,96% de abstenção. Naquele momento, eram 7.971.087 eleitores. Agora, o estado tem 8.475.632 cidadãos aptos a votar nesta eleição.
O perfil médio do eleitor seria, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma mulher de 44 anos, solteira e com ensino médio completo. Entenda mais sobre o eleitorado paranaense abaixo.
“O direito ao voto foi conquistado a duras penas. […] Por isso, o TRE incentiva muito que o eleitor exerça esse direito. Tivemos um acréscimo significativo de jovens, o que mostra que estão preocupados com o futuro do Brasil e que podem exercer esse direito”, afirmou Thiago Paiva dos Santos.
ABSTENÇÃO
Em 2018, o Paraná teve 16,96% de abstenção. Já no Brasil, o pleito registrou índice de 20,3%, o maior registrado desde 1998.
Segundo o TRE-PR, são 4.768 locais de votação disponíveis em todo o Paraná. O Colégio Anglo Americano, em Foz do Iguaçu, é o local de votação com o maior número de eleitoras e eleitores do estado, com 13.889 cadastrados.
PERFIL
Deixe um comentário