Acontece entre os dias 20 a 22 de março no Centro de Eventos de Cascavel, a Transpoeste 2019 – Feira de Transporte e Negócios do Oeste Paranaense, evento que reconhece e divulga a importância do setor para a economia local e regional.
A promoção é do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Oeste do Paraná (Sintropar), que atua em 26 municípios onde estão 1.532 empresas e 47 mil veículos, constituindo um setor que é o 3º maior empregador do Oeste e o 2º maior gerador de impostos.
Já está definido que a fabricante Scania fará aqui o lançamento de seu novo modelo, trazendo comitivas de empresários do Paraná e Santa Catarina.
Wagner Adriani de Souza Pinto, presidente do Sintropar, acentua que o evento foi planejado a partir da ideia de mostrar a pujança do setor rodoviário de cargas e a extensão de toda a sua cadeia produtiva local e regional. O TRC compra combustível, pneus, carrocerias, furgões e outros insumos na região onde está estabelecido.
“Há empresas em Cascavel com 500 funcionários e 350 carretas. No setor de cargas fracionadas, para cada caminhão são gerados 10 empregos e neste segmento estamos entre os três maiores do Paraná”, explica Wagner
Comparativamente, o presidente do Sintropar informa que em sua sexta edição, a Feira de Chapecó (SC) movimentou negócios de R$ 1 bilhão. “Teremos aqui Volkswagen Caminhões e Ônibus, Volvo, Scania, Mercedes Benz, Randon e Autotrac”.(rastreamento de frotas).
O TRC regional. Oeste e Sudoeste do Paraná não perdem em nada para Santa Catarina, o que permite supor uma expressiva movimentação de negócios; O líder sindical convida toda a cadeia produtiva, oficinas, venda de pneus, chapeações, recamadoras, venda de lonas para que adquiram estandes e mostrem a sua força.
Números levantados em recente pesquisa contratada pelo Sintropar mostram que as empresas de transporte da região de Cascavel movimentam mais de R$ 1,5 bilhão por ano, utilizando 47 mil veículos que consomem 1,8 bilhão de litros de Diesel.
As empresas filiadas ao Sintropar têm como atividade principal a prestação de serviço de transporte rodoviário de carga (87%) e atuam neste setor em média a mais de 10 anos – 59,3% acima de 11 anos
O perfil da frota regional aponta que as empresas trabalham quase em sua totalidade com veículos próprios 94,4%, com um número médio de 36 veículos e boa parte delas, 61,1%, também contratam um número considerável de veículos de terceiros, em média 148 carros.
Deixe um comentário