O Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Seac), que representa os prestadores de serviços de limpeza pública em Curitiba, e representantes dos trabalhadores do setor, apontam atrasos no pagamento do 13º salário aos mais de 3 mil funcionários que atuam na área.
De acordo com o assessor jurídico da categoria, José Paulo Damasceno Pereira, o problema se deve a um atraso da Prefeitura de Curitiba para o repasse dos valores equivalentes a seis meses de serviço ainda em 2012 e também dos meses de outubro e novembro deste ano.
Caso o salário não caia na conta dos funcionários, o presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (Siemaco), Manasses Oliveira, ameaça a realização de uma greve a partir da terça-feira (17), destaca a Gazeta do Povo.
Em nota, a Prefeitura admitiu que há atrasos pontuais, mas que isso não justifica a “previsão de caos divulgada pelos sindicatos”. O Município informou ainda que os pagamentos estão sendo regularizados. O pagamento dos seis meses de 2012 que estão em atraso deverão ser pagos a partir do ano que vem em 36 parcelas. Na próxima segunda-feira (16), os sindicatos das empresas, dos trabalhadores e a Prefeitura farão uma audiência para entrar em acordo.
Paralisações
Os agentes ligados ao Siemaco fizeram diversas greves ao longo do ano. A última ocorreu na segunda-feira (9). Em julho, os trabalhadores realizaram uma caminhada da sede da SAU, uma das empresas que presta serviços de limpeza ao município, no Jardim Botânico, até a sede do sindicato, no Centro. O salário dos agentes é de R$ 990, mais R$ 210 em vale-refeição e 40% de bonificação por assiduidade.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.