Arquivos

Categorias

Trabalhadores da limpeza cruzam os braços e só voltam às atividades com salário pago, diz sindicato

Trabalhadores da limpeza cruzam os braços e só voltam às atividades com salário pago, diz sindicato

Os trabalhadores responsáveis pela limpeza do Hospital das Clínicas, no bairro Alto da Glória, em Curitiba, estão com as atividades paralisadas desde o início da manhã desta sexta-feira (9). Eles alegam que estão sem receber o salário de dezembro e também outros residuais de meses atrás. O retorno às atividades acontece, segundo a categoria, após o depósito na conta dos trabalhadores. O Hospital afirma que fez o repasse dos valores às empresas terceirizadas. Informações de Elizangela Jubanski e Bruno Henrique, Rádio Banda B.

São cerca de 250 trabalhadores que atuam na limpeza e higienização do hospital que deixaram de entrar para as atividades. Eles se reuniram às 6h30 em frente ao HC para reivindicar o atraso dos salários. O presidente do Sindicato de Asseio e Conservação de Curitiba e região metropolitana (Siemaco), Manassés de Oliveira, afirmou que, além do salário de dezembro, há outros atrasos. “O pagamento da insalubridade, parte do décimo terceiro, vale-refeição e transporte de meses passados. Tem residuais que também estão passando de mês a mês e não estão sendo pagos. Ninguém vive e paga contas com promessas”, reclama.

O pagamento do mês de dezembro deveria ter sido feito nesta quinta-feira (8), quando completou o 5º dia útil, data garantida por lei. “A gente dá um voto de confiança e nada. O trabalhador tem seus compromissos e, assim, como toda conta atrasada tem juros, esses salários deveriam ter também”, defende o presidente do Siemaco.

De acordo com Manassés, os trabalhadores só voltarão a trabalhar mediante pagamento na conta dos trabalhadores. Não há informação se o HC possui uma equipe extra ou direta para fazer a limpeza e higienização dos quartos, banheiros e corredores do local.

Pagamentos

O Hospital das Clínicas afirmou à Banda B que os repasses dos valores às empresas terceirizadas contratadas para o serviço geral estão em dia. Ainda, segundo o hospital, a paralisação dos trabalhadores da limpeza não afeta o atendimento: consultas, exames e outros procedimentos estão sendo realizados normalmente.