Arquivos

Categorias

TJPR e o mutirão no Tribunal do Júri

O Tribunal de Justiça do Paraná vai promover, de 23 a 27 de abril, uma semana concentrada nos julgamentos no Tribunal do Júri.

O mutirão quer ajudar a cumprir o Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça – estabelecida pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) – e que dispõe sobre o julgamento de ações relativas aos crimes dolosos contra vida, distribuídas até 31 de dezembro de 2007.
A Enasp atua na articulação dos órgãos responsáveis pela segurança pública, além de coordenar ações de combate à violência e traçar políticas nacionais na área. Criada em 2010, a iniciativa é resultado da parceria entre o CNMP, CNJ e o Ministério da Justiça.

O gestor das metas no TJPR, o juiz Francisco Cardozo Oliveira, vê o mutirão do Júri como um comprometimento do Poder Judiciário, com o propósito de reduzir a criminalidade e oportunizar que a comunidade ajude a fazer justiça.

Como lembra o magistrado, no Tribunal do Júri o próprio povo é o juiz. De acordo com o coordenador do Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica (NEGE) do TJPR, Murilo Lima Pimentel Machado, estão programados mais de 200 júris, distribuídos na maior parte das 157 comarcas do Paraná.

Em Curitiba estão agendados em torno de 20 julgamentos, que serão realizados no próprio Tribunal do Júri e também nas salas de sessão do Tribunal de Justiça.

O mutirão contará com esforço conjunto da advocacia pública e privada, Defensoria Pública, Poder Judiciário e Ministério Público do Paraná, entre outros apoiadores.