Do twitter do ex-governador Roberto Requião:
Tiradentes vivo hoje estaria se rebelando contra impostos absurdos e dominio da economia pelos bancos, rentistas e capital vadio.
Em tempo: Tiradentes integrou o movimento da Inconfidência Mineira, que buscava separar Brasil e Portugal. A rebelião, no final do século 18, foi liderada pela elite mineira, que não aceitava a "derrama", medida que permitia a cobrança forçada de impostos atrasados, mesmo que fosse preciso confiscar todo o dinheiro e bens do devedor.
O movimento acabou sendo descoberto e abortado pela Coroa portuguesa em 1789. Tiradentes e os demais “inconfidentes” foram presos e esperaram a finalização do processo durante três anos. Em parte por ter sido o único a assumir a responsabilidade, em parte, provavelmente, por ser o inconfidente de posição social mais baixa (os outros ou eram mais ricos ou detinham patente militar superior), Tiradentes foi o único condenado à morte).
Ele foi executado numa manhã de sábado, em 21 de abril de 1792. E no feriado, serviços como bancos, correios, comércio, prefeitura, sacolões, ruas da cidadania, armazéns da família e mercado popular estarão fechados. Enquanto que os supermercados funcionarão normalmente.
Deixe um comentário