Arquivos

Categorias

Terceira via ganha força nas eleições 2012 em Foz

Nem um dos principais pré-candidatos que polarizam as conversas dos bastidores. Ou seja: Nem Samek, do PT, ou Reni Pereira (PSB). A proposta de uma terceira via começa a ganhar força.

O movimento envolve inicialmente quatro partidos: PV, PCB, PSOL e PTC. A grande surpresa é a aproximação do PTB, presidido pelo ex-vereador Neuso Rafain.As siglas vêm se mantendo longe do embate direto entre PT e PSDB no cenário nacional, e o mesmo deve ocorrer em Foz. Desta forma está praticamente descartada uma união com Reni Pereira (PSB), principal aliado do projeto tucano na cidade. A aliança com petistas e partidos da base de sustentação do atual governo também está mais distante.

O Partido Verde encabeça a frente com dois fortes pré-candidatos: Irineu Ribeiro e Dilto Vitorassi. O partido ainda não chegou a um consenso. Um pode ser candidato a prefeito e outro disputará uma vaga na Câmara.

Irineu Ribeiro é favorito para disputar a sucessão. Já foi chefe do IAP em 2008, quando deixou de disputar uma vaga no legislativo iguaçuense. Hoje é o primeiro suplente do deputado estadual, Rasca Rodrigues.

Ribeiro recebeu 11.438 votos na campanha de 2010. Ele apareceu entre os primeiros em todas as pesquisas extra-oficiais  realizadas neste ano. Além disso, Irineu conta com apoio de empresários e possui uma base eleitoral forte no Porto Meira.

O empresário Nédio Carboni também está cotado para representar o PV na sucessão da prefeitura. Isso muda o quadro. O partido passa a ter mais chances de emplacar duas vagas no legislativo. A definição só ocorrerá em junho.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, Dilto Vitorassi, deve mesmo disputar uma vaga na Câmara. Ele já chegou a ser deputado federal, também foi presidente da Câmara e vice-prefeito.

Mas nas últimas duas eleições não teve sucesso, porém, não pode se descartar a votação do sindicalista. Em 2010 disputou uma vaga na Câmara Federal pelo PMN e obteve 19.311 votos.

Fonte: Foz Notícia