Arquivos

Categorias

Temporal com ventos de 113 km/h causa estragos em 13 cidades do Paraná

casa telhado granizo

A chuva que atinge o Paraná desde a tarde de segunda-feira (7) causou estragos em pelo menos 13 cidades, segundo um boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã desta terça-feira (8). Ao todo, 6.870 pessoas foram atingidas pelos destelhamentos e alagamentos. Mais de 1,5 mil casas foram danificadas e seis pessoas ficaram feridas. Em Foz do Iguaçu, a prefeitura decretou estado de emergência.

Em Planalto, na região sudoeste, os ventos chegaram a 113 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o boletim, 124 moradores tiveram prejuízos na cidade. Das seis pessoas feridas, cinco moram em Planalto e uma em Ampére. Duas delas estão internadas em um hospital de Francisco Beltrão. As informações são do G1 PR.

O município com maior número de pessoas atingidas, ainda conforme a Defesa Civil, é Goioxim, na região central, com 2,5 mil e 500 casas destelhadas. Até as 9h, não havia registros de pessoas desabrigadas nos municípios atingidos.

Nova Esperança, no noroeste, também sofreu com a chuva. Segundo a Defesa Civil, 1,2 mil pessoas foram atingidas e 300 residências foram danificadas.

Em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, 300 pessoas foram atingidas e 100 casas ficaram destelhadas.

Estado de emergência
A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste, decretou estado de emergência após os estragos causados pelo temporal.

Segundo o Corpo de Bombeiros, na área rural de Santa Helena e Guaíra foram registrados estragos em vários imóveis.

Em Matelândia, a Defesa Civil atendeu chamados de quedas de árvore e destelhamentos.

Também houve granizo no municípios de Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Céu Azul, Maripá, Missal, Guaíra, Matelândia e Santa Tereza do Oeste.

Em Guaíra, foram atingidos os distritos de Dr. Oliveira Castro e Bela Vista. Em Santa Helena, bombeiros registraram estragos no distrito de São Roque. Parte da localidade ficou sem energia elétrica.

Previsão do tempo
Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as áreas de instabilidade e o tempo abafado ajudam a provocar os temporais.

Ainda há possibilidade de chuva forte com ventos e granizo em todo o Paraná até o fim da tarde desta terça.

Municípios atingidos
Ampére
Capanema
Foz do Iguaçu
Goioxim
Guaíra
Mallet
Manfrinópolis
Nova Esperança
Pato Branco
Planalto
Ponta Grossa
Santa Helena
União da Vitória