A chuva que atinge o Paraná desde a tarde de segunda-feira (7) causou estragos em pelo menos 13 cidades, segundo um boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã desta terça-feira (8). Ao todo, 6.870 pessoas foram atingidas pelos destelhamentos e alagamentos. Mais de 1,5 mil casas foram danificadas e seis pessoas ficaram feridas. Em Foz do Iguaçu, a prefeitura decretou estado de emergência.
Em Planalto, na região sudoeste, os ventos chegaram a 113 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o boletim, 124 moradores tiveram prejuízos na cidade. Das seis pessoas feridas, cinco moram em Planalto e uma em Ampére. Duas delas estão internadas em um hospital de Francisco Beltrão. As informações são do G1 PR.
O município com maior número de pessoas atingidas, ainda conforme a Defesa Civil, é Goioxim, na região central, com 2,5 mil e 500 casas destelhadas. Até as 9h, não havia registros de pessoas desabrigadas nos municípios atingidos.
Nova Esperança, no noroeste, também sofreu com a chuva. Segundo a Defesa Civil, 1,2 mil pessoas foram atingidas e 300 residências foram danificadas.
Em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, 300 pessoas foram atingidas e 100 casas ficaram destelhadas.
Estado de emergência
A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste, decretou estado de emergência após os estragos causados pelo temporal.
Segundo o Corpo de Bombeiros, na área rural de Santa Helena e Guaíra foram registrados estragos em vários imóveis.
Em Matelândia, a Defesa Civil atendeu chamados de quedas de árvore e destelhamentos.
Também houve granizo no municípios de Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Céu Azul, Maripá, Missal, Guaíra, Matelândia e Santa Tereza do Oeste.
Em Guaíra, foram atingidos os distritos de Dr. Oliveira Castro e Bela Vista. Em Santa Helena, bombeiros registraram estragos no distrito de São Roque. Parte da localidade ficou sem energia elétrica.
Previsão do tempo
Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as áreas de instabilidade e o tempo abafado ajudam a provocar os temporais.
Ainda há possibilidade de chuva forte com ventos e granizo em todo o Paraná até o fim da tarde desta terça.
Municípios atingidos
Ampére
Capanema
Foz do Iguaçu
Goioxim
Guaíra
Mallet
Manfrinópolis
Nova Esperança
Pato Branco
Planalto
Ponta Grossa
Santa Helena
União da Vitória
Deixe um comentário