Moradores da Vila C Velha, em Foz do Iguaçu, tiveram a primeira reunião de acompanhamento das obras de esgoto que a Sanepar está executando no bairro. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (29), no Centro Comunitário da Vila C, e faz parte de uma série de eventos programados pela empresa para manter a população informada sobre a execução do empreendimento. “São reuniões setoriais para esclarecer dúvidas e atender às solicitações características de cada etapa da obra”, explica a assistente social da Sanepar, Edvane de Oliveira Amaral.
Fiscais e engenheiros do setor de obras explicaram o andamento, características da obra de esgoto no bairro, dificuldades de implantação. Em razão da topografia da região, em algumas ruas o assentamento da tubulação apresenta maiores dificuldades. Nos casos mais complexos, a Sanepar vai propor soluções que garantam a ligação de todo os imóveis à rede de esgoto.
Aproximadamente 80 moradores receberam informações sobre a importância do saneamento básico, implantação e utilização correta da rede de esgoto. Técnicos do setor comercial falaram sobre o sistema de tarifas da empresa, inclusive sobre os critérios exigidos para cadastramento no programa Tarifa Social. Conforme o andamento do empreendimento serão realizadas outras reuniões, além de três visitas às residências.
HIGIENE E SAÚDE – A costureira Leucinda Gomes da Silva conta que estava esperando há muito tempo a instalação da rede de esgoto. “Gostei da reunião, entendi certinho e vou fazer a ligação bem feita. Vai ter mais higiene onde moro”, completa.
Neli Valêncio também é costureira e gostou de ter participado da reunião. “Ficamos sabendo como é feito o processo da instalação da rede de esgoto. Eu fiquei feliz por que vai ser importante para a nossa segurança ambiental”, comentou.
OBRAS – A ampliação da rede coletora de esgoto para esta região compreende o assentamento de 37,1 quilômetros de tubulação que irá atender a 1.650 imóveis. Além da execução da rede de esgoto, as obras incluem a construção de uma estação elevatória, que fará o transbordo do efluente até a estação de tratamento de esgoto Jupira, que também será ampliada. O total de recursos aplicados é de R$ 8,42 milhões.
Uma outra etapa das obras de ampliação de esgoto na região da Vila C teve início no ano passado, com o assentamento da rede nos bairros São Sebastião e Universitário. Até este mês, cerca de 30% das obras já foram concluídas.
Deixe um comentário