Arquivos

Categorias

Tadeu Veneri vai disputar vaga de deputado federal

Tadeu Veneri vai disputar vaga de deputado federal O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) deve tentar trocar a Assembleia Legislativa pela Câmara Federal. A decisão já havia sido tomada desde 2018, quando o petista disse que este deveria ser seu último mandato como deputado estadual. Tadeu está na Assembleia desde 2003. Nas últimas eleições, ele foi eleito com 69.320 votos, sendo o sétimo deputado estadual mais votado do Paraná.

O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) deve tentar trocar a Assembleia Legislativa pela Câmara Federal. A decisão já havia sido tomada desde 2018, quando o petista disse que este deveria ser seu último mandato como deputado estadual. Tadeu está na Assembleia desde 2003. Nas últimas eleições, ele foi eleito com 69.320 votos, sendo o sétimo deputado estadual mais votado do Paraná.

“Eleger o ex-presidente Lula, governos populares e bancadas de deputados estaduais e federais que possam dar sustentação a um governo democrático e popular é um dos nossos desafios”, disse o parlamentar em post nas redes sociais onde anunciou a pré-candidatura.

Anúncios

PT quer dobrar bancada

Hoje, o PT conta com uma bancada de 3 deputados federais no Paraná: Gleisi Hoffmann, Zeca Dirceu e Ênio Verri. Entretanto, há animação entre os petistas, que acreditam que com o favoritismo de Lula como candidato a presidente, Gleisi deve ser a recordista de votos no Paraná. Além de Tadeu Veneri, outras postulantes à Câmara dos Deputados pelo partido devem ser as vereadoras de Curitiba Carol Dartora e Professora Josete.

Quem está de olho na chapa do PT são os deputados federais Aliel Machado e Luciano Ducci, ambos do PSB. Isso porque caso se concretize a federação entre PT e PSB, os dois estarão na mesma chapa.

Anúncios

Quem é Tadeu Veneri

Filiado ao PT desde 1988, Tadeu Veneri é natural de União da Vitória, mas vez sua carreira política em Curitiba, onde mora de 1972. Ex-funcionário do Banco do Brasil, começou sua militância política no movimento sindical. Em 1992 concorreu a vereador de Curitiba e ficou como suplente, assumindo cadeira em 1995. Ele se reelegeu em 1996 e em 2000.

Já em 2003 foi eleito deputado estadual na Assembleia Legislativa foi em 2003, tendo sido reeleito em 2006, 2010 e 2014. Em 2016, Veneri concorreu à prefeitura de Curitiba. Tadeu Veneri tem forte ligação com o funcionalismo estadual e foi uma das principais vozes de oposição nos governos Beto Richa (PSDB) e Ratinho Júnior (PSD).

Anúncios