Arquivos

Categorias

Subcomissão dos Portos da Câmara visita Porto de Paranaguá na segunda (11)

A Subcomissão de Portos da Câmara dos Deputados visita nesta segunda-feira, 11, o Porto de Paranaguá. O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), único paranaense na subcomissão, coordena a visita que pretende estimar as necessidades de investimentos federais nos portos brasileiros.

“A visita ao Porto de Paranaguá é importante não só para os paranaenses, mas para todo o país. A subcomissão vai conhecer as potencialidades do nosso porto, mas também as dificuldades e os desafios a serem superados”, disse Zeca Dirceu.

Segundo o deputado, o governo federal colocou à disposição, alguns anos atrás, R$ 50 milhões para investimentos no Porto de Paranaguá, mas os recursos não foram usados. Zeca Dirceu pleiteou novamente os empenhos na Secretaria dos Portos, principalmente para o projeto de Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá.

“Esses investimentos ainda não aconteceram, principalmente quanto à dragagem de acesso ao porto, algo muito importante para ampliar o fluxo de navios e de cargas que entram e saem de Paranaguá”, destacou Zeca Dirceu.

Agenda – O deputado ressaltou ainda que, pelo fato de ser um Estado com forte atividade agrícola, o Paraná depende muito do Porto de Paranaguá para o seu desenvolvimento. Igualmente, analisou Zeca Dirceu, o Brasil também depende das exportações de alimentos para manter a balança comercial com saldo positivo.

“Por isso, acredito que vai ser uma agenda importante (visita aos portos brasileiros). É claro que tudo que levantarmos em relação aos portos, principalmente em Paranaguá, traremos para a Subcomissão de Portos e para a Comissão Permanente de Viação e Transportes, e vamos cobrar dos órgãos do governo federal as ações em relação às demandas”, destacou Zeca Dirceu.

O deputado disse ainda que a visita será importante para o “entendimento” e para “ajudar a direção do Porto de Paranaguá junto ao governo federal” a assegurar a vazão e a ampliação dos recursos disponíveis para o terminal paranaense.