A prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu segue com as ações de fiscalização das medidas de prevenção à covid-19 no comércio da cidade. A força tarefa é integrada pelos fiscais de obras e posturas, fazendários e sanitaristas se deve ao avanço dos casos de coronavírus no Oeste do Paraná.
Na sexta-feira, 26, as vistorias se estenderam em supermercados, lojas, postos de combustíveis, bares, restaurantes, mercearias, bancos, academias, distribuidores de bebidas, fábricas e indústrias. Ao todo, foram fiscalizados 30 estabelecimentos comerciais,.
Em dois supermercados, foi constatada a falta de sinalização para manter o distanciamento. As empresas foram notificadas para regularizar a situação. As ações de fiscalização serão mantidas inclusive aos sábados, domingos e feriados, incluindo o período noturno.
Apoio – O empresário do ramo de vestuário, André Luiz Biff, avaliou a ação como positiva. “Com a retomada das atividades sabemos da importância da fiscalização, que garante a nossa saúde e também dos nossos clientes. A prefeitura está de parabéns pela iniciativa. As ações de divulgação das medidas também têm feito toda diferença para nós do comércio. O que podemos dizer é que estamos sendo muito bem assistidos”.
“Todas as medidas adotadas no combate ao coronavírus vem de encontro com saúde e bem-estar de toda população. Felizmente, podemos contar com uma administração que se preocupa com seus munícipes”, disse o gerente de um posto de combustíveis, Renata Porto.
O presidente da Acisti (Associação Comercial e Empresarial de Santa Terezinha de Itaipu), Alexandre Pereira, disse que o momento pede cautela e a compreensão de todos. “Com o registro do aumento de casos, devemos priorizar a saúde e a vida da população e para isso, precisamos respeitar às recomendações e protocolos de enfrentamento da pandemia”, disse.
União de todos – “O momento é de cautela. A Acisti apoia as recomendações e reforça que com apoio e união de todos, seremos capazes de enfrentar a crise tanto de saúde quanto econômica, com a certeza de vencermos esses obstáculos como sociedade, resultando em uma comunidade ainda mais forte”, completou Pereira.
O prefeito Cláudio Eberhard (PSDB) afirma que 95% dos comerciantes estão contribuindo com as medidas de enfrentamento à pandemia e por esse motivo em Santa Terezinha de Itaipu, pelo menos por enquanto, não vai ocorrer o lockdown.
A população, argumenta o prefeito, também precisa fazer sua parte. “Somente com a consciência individual vamos atingir a coletividade. Com isso, peço novamente para todos que façam o uso da máscara, só saiam de casa em caso de extrema necessidade e evitem aglomerações”, disse.
*Fiscalização *– Desde fevereiro, a fiscalização atua na cidade e com o aumento dos casos, foi reforçada. De acordo com o último boletim epidemiológico coronavírus de sexta-feira, Santa Terezinha tem 73 casos confirmados, 252 descartados, 34 recuperados e nenhum óbito.
Penalidades – O descumprimento das medidas de combate ao coronavírus implica em multa de até R$ 3.862,00, podendo resultar ainda na cassação do alvará de funcionamento e lacração do estabelecimento.
Deixe um comentário