A parte material como mochila, materiais de higiene pessoal e uniforme, que cabe aos pais de alunos matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) está pronta para a retomada, na próxima segunda, 27, das atividades escolares em Santa Terezinha de Itaipu. E a parte humana que proporciona educação de qualidade e o bem-estar das crianças, considerada uma das prioridades na gestão do prefeito Cláudio Eberhard, também está garantida por parte da Secretaria de Educação.
Durante esta semana, todos os educadores infantis, diretoras e monitoras da educação infantil receberam capacitação em como prestar os primeiros socorros, quando necessário. A ação prevista na lei Lucas nº13.722 de outubro de 2018, partiu do acidente que aconteceu com Lucas Begalli, de 10 anos, que perdeu a vida em um passeio escolar.
De acordo com a secretária de Educação, Simara de Jorge, as noções de primeiros socorros são muito importantes e asseguram maior tranquilidade aos pais. “É um aprendizado que se leva para a vida. Esperamos nunca precisar utilizar, mas caso ocorra, a equipe está preparada para os primeiros socorros até que os profissionais da saúde cheguem”, destacou.
O coordenador da Unidade de Pronto Atendimento de Santa Terezinha, enfermeiro Emerson Larssen, que ministrou o curso às equipes, resumiu que a as educadoras aprenderam a lidar com possíveis situações de engasgamento e quedas. “É importante saber o que fazer nesses casos, pois isso pode salvar vidas”, alertou o profissional.
Ponto de vista – Para a educadora infantil do CMEI Caic, Rosângela Cristina, a capacitação veio em boa hora. “Foram manhãs de muito conhecimento e aprendizado. Essas situações não são comuns, mas podem acontecer, por isso, é importante saber como agir nesses momentos”, destacou.
Juliane Bebiano, do CMEI Vovó Detinha, acrescentou que “o treinamento vai contribuir com o trabalho prestado pelos educadores e proporcionar mais segurança aos pais”.
Deixe um comentário