Neste momento de disputa trivial por cargos na esfera federal, o presidente da Itaipu Binacional, Marcos Stamm, trabalha para continuar no comando da usina. A manutenção do deputado Carlos Marum (MDB) no conselho da binacional é mais um indicativo que as mudanças devem ser mais paulatinas do que esperam os mais afoitos pelos cobiçados cargos da Itaipu.
Stamm, que é advogado, também se enquadra no perfil técnico pretendido pelo novo governo na direção das empresas estatais. Há nove meses no cargo, seu mandato pode encerrar em 2022. Antes de assumir a diretoria geral, ocupava o cargo de diretor financeiro executivo da hidrelétrica. Ele também circula bem no governo do Estado e já colocou a binacional à disposição para projetos estratégicos do Paraná.
A Itaipu vai custear obras estruturais – como a segunda ponte e a perimetral leste em Foz do Iguaçu, entre outras na região oeste – no Estado e mantém parcerias em programas com as prefeituras paranaenses. Tudo isso conta a favor de Stamm e sua equipe.
Deixe um comentário