Do blog da Joice:
O sorotipo 2 da dengue começa a circular no Paraná. O último boletim epidemiológico, divulgado hoje, no fim da tarde, aponta que foram encontrados cinco casos em Foz do Iguaçu, na região oeste do Estado.
A incidência deste novo sorotipo, neste ano, aumenta o nível de alerta, segundo o coordenador da sala de situação da dengue, Ronaldo Trevisan. Além do sorotipo 2 da dengue, há também a preocupação com a entrada do tipo 4, que já circula em cidades do interior de São Paulo.
Por aqui, o número de casos confirmados aumentou em cerca de mil e 700 da última semana para cá. Agora são cerca de 19 mil 940, com quase 51 mil e 500 suspeitos.
O número de mortes se mantém, com 14 óbitos. A cidade de Cascavel, no oeste, também entra agora em estado de alerta.
As cidades das regiões norte, noroeste e oeste concentram cerca de 90% dos casos confirmados. Mas, a boa notícia, é que há uma tendência de queda nos números. O Paraná possui ainda 31 cidades com epidemia da doença, e 51 municípios em alerta para um possível surto epidêmico.
Na próxima segunda-feira, dia 23, o comitê de controle da dengue deve se reunir para detalhar mais um novo programa de combate à doença.
A prevenção é a melhor forma de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, não deixe água acumulada sobre a laje, mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana, e verifique se a caixa d’água está completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito.
Saiba outras formas de ajudar: http://bit.ly/bT2nsJ. Divulgue. O combate à dengue não pode parar.
Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: [email protected] ou http://www.formspring.me/minsaude