O deputado federal Zeca Dirceu (PT) e o prefeito Chico Brasileiro (PSD) conversaram nesta quinta-feira, 24, em Brasília, sobre as demandas de Foz do Iguaçu e afirmaram que está próxima a solução para a implantação do hospital universitário, que deve ser vinculado a Unila, com recursos dos ministérios da Educação e da Saúde e com o apoio da Itaipu Binacional.
“Acredito que nos próximos dias ou semanas, poderemos dar mais essa boa notícia aos moradores de Foz do Iguaçu e aos estudantes do curso de medicina da Unila”, disse Zeca Dirceu que reafirmou que o governo federal vai dobrar a meta dos investimentos já previstos para a cidade do extremo-oeste paranaense.
“Além da conclusão das obras complementares da segunda ponte, perimetral leste e da duplicação da Rodovia das Cataratas, teremos a retomada das obras da Unila, a construção das 200 casas, e obras e investimentos do Novo PAC para Foz do Iguaçu”, completou Zeca Dirceu.
Sobre a implantação do hospital universitário, o deputado e o prefeito não deram mais detalhes, mas deve ser viabilizada em convênio entre a Unila, os ministérios da Educação e Saúde, o Município, o Governo do Estado e a Itaipu.
Reunião
Na semana passada, Chico Brasileiro se reuniu com o diretor-geral da binacional, Enio Verri, e disse que o resultado do encontro foi muito positivo para a saúde. “Graças a uma grande parceria com a Itaipu, prefeitura, hospital municipal e Secretaria Estadual de Saúde, vamos iniciar em breve ações muito concretas em apoio ao hospital e apoio à saúde de Foz do Iguaçu”, disse o prefeito.
Entre as ações estará, segundo Brasileiro, uma ampla campanha de cirurgias e exames especializados. “Eu agradeço o apoio do deputado Zeca Dirceu, da deputada Gleisi Hoffmann, do diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, e de todos que lutam para possamos cada vez mais melhorar e atender melhor o iguaçuense que precisa da saúde pública de qualidade”.
O hospital municipal Padre Germano Lauck, atende toda a região, Foz do Iguaçu, turistas e fronteira paraguaia, é o principal passivo aos cofres da prefeitura com um custo de R$ 15 milhões. O que se busca, segundo as autoridades, e uma gestão sustentável para a principal unidade do SUS no extremo-oeste.
Obras do PAC
Além das obras e ações de apoio da Itaipu, Zeca Dirceu destacou que a cidade está incluída no Novo PAC. Quatro conjuntos do Minha Casa, Minha Vida com 121 moradias estão previstos em Foz do Iguaçu. O deputado disse que a retomada da conclusão do campus na Unila terá recursos do programa.
A cidade terá ainda a ampliação do seu laboratório de saúde e mais obras na concessão do aeroporto, estudos para aumentar a eficiência energética e a sinalização da hidrovia do rio Paraná. “Todos esses investimentos terão recursos do PAC, através do governo federal e também das PPP (parceria público-privada) e do BNDES”, disse Zeca Dirceu.
“Numa conta rápida, os investimentos do governo federal, incluindo a Itaipu Binacional, o Novo PAC, e outras ações devem passar de R$ 1 bilhão”, completa Zeca Dirceu.
Deixe um comentário