Estacionada em 50 sacas por hectare nos anos recentes, a produtividade média de soja subiu para 55 nesta safra 2016/17 no Brasil. Dá para ir bem mais longe, segundo Nery Ribas, presidente do Cesb (Comitê Estratégico Soja Brasil). As informações são de Mauro Zafalon na Folha de S. Paulo. Ele vê essa possível expansão nacional com base nos números obtidos por 5.500 produtores que participaram de um desafio de produção, promovido pelo Cesb. Neste ano, o produtor Marcos Seitz, de Guarapuava (PR), foi o campeão do desafio, estabelecendo o recorde de 149 sacas por hectare.
Essa produtividade elevada é conseguida em áreas com um maior cuidado dos produtores. Em geral, a soja é semeada em até cinco hectares. No desafio deste ano, 100 produtores superaram 90 sacas por hectare.
Ribas acredita que já seja possível transportar o aprendizado desse avanço obtido no desafio de produtividade para áreas comerciais maiores.
O clima desta safra foi importante para a produção de 149 sacas, mas não foi só isso, segundo o presidente do Cesb.
“Essa produtividade vem sendo construída nos últimos anos com cuidados com o solo, arranjo espacial das plantas (quantidade e espaçamento de plantas por metro quadrado) e qualidade genética do produto.
Na safra 2017/18, o desafio de produtividade do Cesb completará dez anos.
Deixe um comentário