Arquivos

Categorias

SÓ NÃO COMBINARAM COM OSMAR

Por Celso Nascimento, na Gazeta do Povo:

Esta coluna relatou ontem que alquimistas da política paranaense estavam preparando uma poção mágica capaz de criar uma espécie de pedra filosofal cujo principal atributo seria o de promover o convívio fraterno e a alegria geral entre os principais personagens que atualmente se engalfinham na disputa pelas eleições majoritárias neste ano no Paraná.

No fundo, a imaginária roda da felicidade seria a recomposição da aliança entre o PSDB e o PDT, integrando-se a ela os demais partidos da frente que apoiou Osmar Dias em 2006 e Beto Richa em 2008. Seria um chapão tendo na cabeça, como candidato a governador, o ex-prefeito Beto Richa, e Osmar Dias como principal candidato a senador. Os alquimistas calculam que os dois seriam eleitos facilmente.

Mas, como diria Garrincha,“já combinaram com o adversário?” Este é o ponto-chave. As informações de anteontem davam conta de que o término dessa montagem só dependia do “nihil obstat” – nada a obstar – do presidente nacional do PDT, ministro Carlos Lupi. Esperavam dele uma palavra de liberação do senador Osmar Dias para concorrer à reeleição (e não mais ao governo) numa chapa que apoiará José Serra e não Dilma Rousseff para a Presidência.

Tudo bem. Mas, pelo jeito, não combinaram com Osmar Dias, que ontem se apressou em desmentir categoricamente qualquer cogitação que envolva sua desistência em disputar o governo. Classificou as especulações neste sentido como “notícia fabricada” por uma “rede de intrigas” alimentada por setores que querem vê-lo fora do páreo. (Leia mais)