O professor Sérgio Braga, da Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná, que participou, na quinta-feira (5), do seminário “Poder Legislativo e Democracia Contemporânea” promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, fez uma avaliação muito positiva da evolução das ferramentas digitais da Alep.
Braga falou sobre a função dos websites na aproximação com o cidadão no Legislativo. Citando exemplos bem-sucedidos em várias partes do mundo, disse que o site da Assembleia paranaense evoluiu de forma tão evidente nos últimos 2 anos que hoje pode ser considerado um dos melhores do País, tanto pelo conteúdo quanto pela facilidade de navegação. Em entrevista, depois da palestra, detalhou suas impressões sobre o site da Assembleia: “Foi uma mudança da água para o vinho nos últimos dois anos”, assegurou.
“O site tinha vários problemas. Era difícil localizar uma informação. Agora está excelente. Está um dos melhores portais do Brasil.O Portal da Transparência está muito bom. Os trabalhos da Escola do Legislativo estão todos lá. Então é muito importante que aconteça isso na Assembleia. O Paraná é um Estado líder. O Paraná tem uma tradição de administração pública, em Curitiba, no governo do Estado e a Assembleia Legislativa não pode ficar para trás.
O futuro sinaliza para uma democracia parlamentar cada vez mais participativa e transparente, aberta ao aperfeiçoamento constante das instituições. E a internet tem um papel fundamental nesse processo, ao dinamizar de forma exponencial a circulação das informações. Destacou o professor.
Sobre o papel do Legislativo, Braga afirmou que é bem mais amplo que a simples confecção de leis: resolução de conflitos, ações educativas para incutir nas pessoas o valor da democracia e a importância da convivência com os diferentes, legitimação das decisões coletivas, representação e fiscalização: “O Parlamento direciona valores”, enfatizou, ponderando que os momentos de crise devem ser encarados como oportunidades para reflexão e crescimento e que estão ocorrendo praticamente no mundo todo.
Alertando para a importância da internet como ferramenta de engajamento, o professor ponderou que ainda há muito a ser feito em termos de apresentação de informações pelo poder público de um modo geral. Da mesma forma como é preciso que a sociedade entenda como funcionam esses poderes para não criar expectativas pouco realistas, principalmente em relação ao tempo que é necessário para a concretização dos projetos.
Deixe um comentário