Nesta quinta-feira, 16, as 14h30 será firmada um acordo para habilitar os centros logísticos da fronteira, com o objetivo de estabelecer níveis de compra entre Praguai e Brasil, segundo afirmou o chanceler paraguaio Antonio Rivas ao jornal ABC Color.
“Será estabelecido, principalmente, o relacionado a um montante que sempre se fala a nível Mercosul, que chega até os US$ 500”, detalhou.
O acordo permite que os cidadãos brasileiros possam fazer compras online de comércios paraguaios fronteiriços até US$ 500 livres de impostos, limite estabelecido pelo Mercosul em convênios anteriores sobre o regime de turismo e bagagem.
Rivas explicou que os brasileiros poderão retirar seus produtos dos centros logísticos que estarão localizados nas fronteiras “ Em exceção da parte argentina que ainda estamos conversando” reiterou.
O Chanceler assinalou que há meses iniciou esse processo, porém hoje se finaliza, pois tiveram que coordenar com diferentes organismos e ambos os países o documentos que habilitará este mecanismo para aliviar a crise do comércio fronteiriço. Já o setor informal, manifestou que era difícil se adaptar as vendas online, mas que isso será analisado pelo Ministério de Industria e Comércio, que deverá gerenciar a localização de seus produtos nos centros logísticos.
Por outra parte o chanceler recordou que esse mecanismo não poderá ser paralelo a reabertura “ gradual, parcial e temporal” da fronteira da Cidade del Este com Foz do Iguaçu, cujo projeto foi anunciado ontem pelo ministro da Saúde, Julio Mazzoleni. Portando será revogada assim que ser der a reabertura da ponte.
Deixe um comentário