Arquivos

Categorias

Pesquisa Radar liga sinal amarelo no Palácio Iguaçu com Requião e Silvestri

A pesquisa Radar que apontou vitória de Ratinho Júnior (PSD) no 1º turno foi bastante comemorada no Palácio Iguaçu. Mas há alguns poréns.
Pelo levantamento da Radar, o atual governador somou 50,1 % das intenções de votos. Ou seja, há uma gordura de apenas 0,1 % para sacramentar a eleição no 1º turno.

A pesquisa Radar que apontou a vitória do governador Ratinho Júnior (PSD), no 1º turno, na disputa pelo governo do Paraná, foi bastante comemorada no Palácio Iguaçu e adjacências.

Porém, e sim sempre há um porém, a análise um pouco mais criteriosa do levantamento traz dúvidas e mostra que o caminho da reeleição não será tão fácil. Basta olhar os números.

Anúncios

Pelo levantamento da Radar, o atual governador somou 50,1 % das intenções de votos. Ou seja, há uma gordura de apenas 0,1 % para sacramentar a eleição no 1º turno.

Considerando que a pesquisa colocou apenas dois candidatos na mesa: o ex-governador Roberto Requião que chegou a 19,8% e neo-tucano Cesar Silvestri que surgiu com 3,0%. Ainda há a possibilidade de um candidato bolsonarista, Filipe Barros e de um nome que uma as esquerdas mais radicais.

Anúncios

Leia também:

O histórico de votações de Requião para o governo mostra que há espaço para crescimento. Em 2015, por exemplo, o ex-mdbista cravou 27,56 %. Da mesma forma, existe um consenso no Centro Cívico do potencial do jovem Cesar Silvestre Filho. O ex-prefeito de Guarapuava saiu com uma gestão bem avaliada, fez o sucessor e pode ser a (boa) novidade na corrida eleitoral deste ano.

Um cenário desses deve acender o alerta amarelo no Palácio Iguaçu.

O levantamento foi o primeiro registrado no TSE a ser feito no Estado em 2022. O instituto, que realizou a pesquisa por conta própria, entrevistou 1.350 pessoas desde o dia 25 de fevereiro. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.

Anúncios

Postas nas redes sociais de pessoas ligadas ao Iguaçu e deputados da base comemoram o resultado nas redes sociais.