O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna, reafirmou o compromisso da empresa com o desenvolvimento do turismo regional, durante a abertura do 15º Festival das Cataratas, nesta quarta-feira (2), no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu. O evento continua até sexta-feira (4), no mesmo local.
“O turismo é nossa vocação natural”, disse Silva e Luna, ao elencar algumas das diversas obras estruturantes financiadas pela Itaipu que estão em andamento e terão grande impacto no setor, como a construção da Ponte da Integração Brasil – Paraguai, a duplicação da BR-469 (a Rodovia das Cataratas) e a ampliação do pátio de manobras e da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
“Temos total reconhecimento da importância do turismo para a região. Parabéns a todos que fortalecem essa atividade tão importante para a economia, geração de empregos e desenvolvimento de tecnologias”, disse o general. “Todas essas obras vão preparar Foz do Iguaçu para se tornar um grande hub logístico e com condições de concorrer com outros grandes destinos internacionais. Saímos na frente com a campanha Vem pra Foz na retomada do turismo. Num momento de grandes dúvidas, seguimos o caminho da coragem.”
As obras estruturantes bancadas pela margem brasileira da binacional também foram elogiadas pelo secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, que ainda fez um apelo diante das dificuldades enfrentadas pelo setor turístico durante a pandemia de covid-19. “Precisamos nos ajudar, mas tenho certeza que, desse momento de dificuldade, o turismo vai sair ainda mais fortalecido.”
Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no setor, a organização do Festival das Cataratas entregou o Troféu Amigo do Festival a algumas personalidades – entre elas, Silva e Luna e o diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), general Eduardo Garrido.
Itaipu, um atrativo cada vez melhor
A Itaipu e o PTI têm estandes no 15º Festival das Cataratas. A empresa é uma das principais apoiadoras do turismo – a principal atividade econômica da região – em Foz do Iguaçu.
Considerada uma das maravilhas da engenharia moderna, é um atrativo por si só – um dos mais visitados da região. Em 2019, 1,025 milhão de visitantes passaram pela usina, um recorde histórico.
Por isso, além de financiar obras altamente estratégicas para o setor, outra forma de a Itaipu apoiar o turismo regional é investindo em melhorias em seus próprios atrativos.
O Mirante do Vertedouro, um dos principais pontos de parada dos turistas na usina, está passando por uma grande revitalização e deve ficar pronto em março de 2021. Todo o projeto foi elaborado pela equipe de profissionais de engenharia e arquitetura do PTI, com base em relatos dos próprios visitantes, para assegurar a excelência no atendimento dos turistas. A área total que está sendo revitalizada é de aproximadamente 400 m², com um investimento de pouco mais de R$ 1,5 milhão.
Com a revitalização, a intenção é que os turistas desfrutem mais esse espaço, onde estão sendo construídos uma rampa para uma visão mais ampla do vertedouro, bancos, lanchonetes itinerantes, banheiros e estruturas para proteção em dias de chuva. Também será edificado um palco que poderá ser utilizado para shows e eventos.
Novos pontos de ônibus com cobertura serão instalados, com infraestrutura de wi-fi para aos turistas, e os fluxos do transporte serão otimizados, garantindo maior autonomia do visitante durante sua passagem pela Itaipu.
A reforma do Mirante do Vertedouro dá início a uma série de ações que o PTI, como gestor do Complexo Turístico Itaipu, pretende promover para melhorar ainda mais a experiência dos turistas na usina. Estão previstas também obras no Mirante Central, adequações no Centro de Recepção de Visitantes e a inserção de novas tecnologias.
Há mais novidades para 2021: a Itaipu vai oferecer o Roteiro Itaipu Histórica – um city tour temático e tecnológico de duas horas e meia, no qual turistas e moradores poderão fazer uma imersão pela história da usina por meio das vilas erguidas durante a construção da maior produtora de energia do mundo.
Festival das Cataratas
Seguindo rigorosos protocolos sanitários, como distanciamento, aferição de temperatura e uso de álcool gel, o 15º Festival das Cataratas foi aberto oficialmente em solenidade restrita a autoridades e convidados. Mais de mil pessoas acompanharam a transmissão da solenidade por meio das redes sociais.
O idealizador e coordenador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, deu as boas-vindas aos participantes da 15ª edição do evento com uma mensagem de otimismo. “Não é coragem. É resiliência, esperança e vontade de realizar um evento de sucesso para todos nós do turismo”, afirmou.
Nesta quinta-feira (3) e sexta-feira (4), das 14h às 20h ocorre a tradicional Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas, no Rafain Palace Hotel & Convention. Cerca de quatro mil pessoas devem circular pelo local, que foi montado com corredores espaçados e uma série de outras medidas de segurança.
Paulo Angeli agradeceu aos parceiros e expositores do evento por acreditarem que esse é o momento de retomada do setor e reafirmou o compromisso de responsabilidade sanitária. “Estamos seguindo todos os protocolos sanitários, que foram definidos em reuniões com profissionais da saúde e do trade turístico já no mês de março. Os protocolos de Foz do Iguaçu estão sendo copiados pelo Brasil inteiro.”
Representando a Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Hussein Bakri pontuou a boa relação entre os governos estadual e federal, se comprometendo a ajudar o trade no processo de retomada do turismo. “De vocês saem as ideias e nós corremos atrás dos custos e das ações.”
Deixe um comentário